Boa Vista prepara colaboradores para uso de software de calibração de instrumentos

Para aprimorar ainda mais o gerenciamento do plano de calibração de instrumentos da Usina Boa Vista, a unidade promoveu, nos dias 17 e 18 outubro, em parceria com a empresa Presys, um treinamento focado no uso do software Isoplan para colaboradores da área de Manutenção Industrial.

De acordo com Marcos César de Almeida, gestor da Manutenção Industrial da Boa Vista, o software gerencia o plano de calibração de instrumentos que irá contribuir para o atendimento de normas como a ISO9001, Bonsucro e NR13. “Com esse gerenciamento, conseguiremos implantar uma rota de manutenção preventiva e calibração que garantirá a disponibilidade e confiabilidade da medição do instrumento, auxiliando a correta operação dos equipamentos e controle das variáveis de processo”, explica Almeida.

O plano de calibração é uma sistemática de verificação dos instrumentos utilizados no processo produtivo com a finalidade de garantir a confiabilidade das suas medições e rastreabilidade. O processo é importante para assegurar que as variáveis medidas estejam dentro dos limites de especificação do processo, complementa Marcos César Almeida.

Para os colaboradores que participaram do treinamento, a iniciativa foi muito importante.  Alumar Wolff Fraga, Suporte Técnico de Manutenção, afirma que as atividades foram muito didáticas e, ao mesmo tempo, direcionadas para o lado prático do plano de calibração. “As normas ISO 9001 e NR13 exigem a rastreabilidade dos instrumentos que impactam diretamente no processo, sendo esse treinamento o ponto de partida para a elaboração do plano de calibração”, destaca Fraga.

George André Leme, Eletricista de Manutenção, ressalta que o treinamento mostrou novas funcionalidades do software e usos que contribuirão para o processo de calibração. “Aprendemos a verdadeira forma de utilizar o Isoplan, novos recursos, como enviar os dados de calibração do forno direto para o software da Presys para gerar certificados de calibração, facilitando muito o processo. Além de certificar o instrumento, criamos um banco de dados mais confiável”, explica Leme.

 

Deixe o seu comentário

*