![Kaizen Estruturante de Suprimentos propõe melhorias em atendimento e estoque](https://nossasnoticias.saomartinho.com.br/blog/wp-content/uploads/2018/07/capa_melhoria_continua.png)
O Projeto Kaizen Estruturante de Suprimentos teve suas fases de diagnóstico, planejamento e preparação concluídas na Companhia no último dia 06 de julho. Foram levantadas 408 oportunidades de melhorias nos processos, desde o planejamento das necessidades de materiais, bens e serviços, passando pela gestão dos estoques até o atendimento da demanda ao usuário.
Do total de oportunidades de melhorias mapeadas, definiram-se 119 ações estruturantes, sendo 10 projetos A3 (ferramenta Lean para resolução de problemas) a serem executados até o mês de dezembro de 2018.
Os colaboradores de diferentes processos de todas as unidades participaram do processo do Kaizen Estruturante durante as quatro semanas de preparação e definição do projeto. Eles puderam sair de suas rotinas e promover a imersão necessária para propor soluções padronizadas e inovadoras ao processo de Suprimentos.
“Entre as principais metas estabelecidas para esse projeto, estão a redução de todos os lead times* do processo de aquisição em 30%, o aumento da disponibilidade dos itens de estoque em 50% e a redução dos inventários em 33%”, destacou Marcelo Contó, Gerente de Suprimentos da São Martinho.
*Lead Time é o período entre o início de uma atividade, produtiva ou não, e o seu término.
Kaizen nas Unidades
O Melhoria Contínua segue executando projetos dentro dos ciclos de desenvolvimento em cada unidade. Na Usina Santa Cruz, o sexto ciclo foi concluído dia 10 de julho com o Kaizen Aplicação de Adubo Orgânico. A Usina São Martinho finalizou o sétimo ciclo com os projetos “Aumentar o Escoamento de Composto do Pátio de Mistura para o Campo”, da Agrícola, e “Aumentar a Produção de Levedura Seca”, da Indústria, no dia 17 de julho.
Na Usina Boa Vista, o quinto ciclo será encerrado no dia 20 de julho com os projetos “Reduzir a Perda na Horta”, da Indústria, e “Reduzir o Índice de Infestação de Formigas Cortadeiras nos Canaviais”, na Agrícola. Já a Usina Iracema está em seu quarto ciclo de projetos Kaizen e realiza, na área de Utilidades, o projeto “Estabilizar a pressão de vapor garantindo a regularidade nos processos” e, na área da Colheita, o projeto “Aumentar a qualidade da colheita com a utilização do piloto automático”.