Me Adote

Em quatro meses de campanha, colaboradores reduzem em 39% o consumo de copos plásticos.

Os números são expressivos e destacam que a mudança de atitude e cultura trazem resultados. Em quatro meses, entre abril e julho de 2019, a campanha Me Adote, que conscientiza colaboradores a reduzirem o uso de copos plásticos na Companhia, promoveu a diminuição em cerca de 39% do consumo dos recipientes, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Essa marca traz benefícios sustentáveis e econômicos, com a redução do descarte do plástico no meio ambiente e do uso do material pela empresa, além de integrar e conscientizar colaboradores na ação. Em 2018, foram utilizados 2.317.481 copos entre abril e julho. Em 2019, após o início da campanha, entre o mesmo período de abril e julho, a Companhia diminui o consumo para 1.413.292 unidades.

Os resultados são alcançados por conta do empenho de todos os colaboradores em aderir à campanha, disseminar as informações e manter a cultura da sustentabilidade e do consumo consciente ativos nas unidades.  Uma das ações de destaque promovidas para estimular e divulgar a Me Adote é o Dia D. Um dia todo dedicado ao não uso do copo plástico, principalmente nos refeitórios das unidades.

A edição mais recente do Dia D aconteceu em 17 de julho. A Companhia conseguiu uma redução de consumo de copos de mais de 63% comparado ao consumo médio diário da empresa, que é de 5350 unidades em todos os refeitórios. Nesta última edição, foram consumidas apenas 1966 unidades.

Muitas áreas e processos da São Martinho estão totalmente em sintonia com a Me Adote. Adaptaram suas rotinas e estruturas para armazenar as canecas e garrafas, facilitando a vida dos colaboradores, outras já até extinguiram de vez o copo plástico do seu dia a dia.

 

Na Usina Iracema, a área administrativa trocou todos os recipientes descartáveis por canecas e xícaras. O processo começou lentamente, retirando parte dos copos, e agora os 33 colaboradores que atuam no espaço, que conta com um grande fluxo de pessoas, não usam mais copos descartáveis. “Foi um esforço gradual de todos para chegar à redução total. Agora nossa rotina está organizada para não usar os descartáveis”, explica Viviane de Oliveira Maciel, assistente da Gerência.

Na Usina Santa Cruz, a Biofábrica de Cotésia também deixou de usar totalmente os copos de plástico. Já era uma ideia da área, mesmo antes da campanha Me Adote. Com a iniciativa, rapidamente foi possível eliminar os copinhos do dia a dia. Livia Apolloni, líder da biofábrica, conta que hoje todos os 34 colaboradores da equipe têm sua caneca de estimação e nem lembram mais da época em que a área usava 2 mil copos por mês. “A campanha foi muito bem acolhida na unidade. Podemos observar todos os dias os colaboradores levando, carregando e utilizando suas canecas”, reforça ela.

Na Usina São Martinho, a Biofábrica de MBP, com 180 colaboradores espalhados por diferentes espaços, comemora a grande e rápida adesão de todos. Marcos Alves, Líder de Produção, conta que a cada segunda-feira vem reforçando no diálogo com os colaboradores a importância da preservação do meio ambiente e o resultado é muito positivo. “Todos abraçaram com determinação e entusiasmo a campanha. Foi muito mais fácil e rápido do que eu imaginava essa mudança de hábito. E estamos contribuindo para facilitar a rotina de todos, instalando armários para que possam armazenar suas canecas e garrafas”, informa Alves.

Um outro exemplo de destaque é a Biofábrica de Cotésia da Usina Boa Vista, que já havia adotado o fim do copinho plástico bem antes do início da campanha Me Adote. Desde 2017, as 29 colaboradoras da área não utilizam os recipientes para beber água e café. Agora o desafio é reduzir o uso do copinho na produção da biofábrica. Thais Oliveira Costa, auxiliar de laboratório, explica que, recentemente, a área passou a aplicar cotésia no campo via drone, com a substituição dos copinhos de plástico por tubetes de papelão com película biodegradável.

Simone dos Santos, da Qualidade Agrícola da Usina São Martinho, uma das coordenadoras da Me Adote, avalia que o sucesso da campanha é o estímulo pela conscientização e não pela proibição. “Quem se conscientiza e se engaja, dificilmente voltará a usar copos descartáveis. E essa pessoa passa a ser um divulgador da campanha. O boca a boca e o bom exemplo tornam-se um marketing importante, junto com as ações que seguiremos promovendo para conscientizar e reconhecer aqueles que têm um comportamento sustentável”, afirma.

Parabéns a todos pelos ótimos resultados e engajamento!

 

Deixe o seu comentário

*