Dois anos transformando pessoas rumo à excelência

Empoderar o colaborador para a mudança, a evolução que leva à excelência. Essa é uma das principais conquistas do Programa de Melhoria Contínua nestes dois anos de atuação na São Martinho.

Os números alcançados no período são expressivos em relação a projetos implantados, custos reduzidos e até prêmio recebido. Mas o fundamental para a Companhia é o impacto positivo no desenvolvimento das pessoas, a contribuição que a ferramenta traz para a transformação dos colaboradores nas áreas agrícola, industrial e administrativa.

Esse impacto direto pode ser medido nos cerca de 1.200 colaboradores que foram envolvidos diretamente no programa. Eles passaram por treinamentos sobre a metodologia e atuaram em atividades relativas aos 219 projetos Kaizen já mapeados e nos 147 projetos realizados em todas as unidades da Companhia nestes dois anos. A iniciativa ainda é importante por revitalizar o Programa 5S e por introduzir o gerenciamento de rotina na cultura de trabalho de todos.

Vale levar em conta também que os temas da Melhoria Contínua e Excelência estão presentes nos treinamentos do Programa de Sensibilização Comportamental. Já são duas safras em que a importância da evolução contínua vem sendo discutida com todos os colaboradores da Companhia.

Números e resultados que impressionam

Essa cultura de busca da excelência, que é estimulada pelo Programa Melhoria Contínua, faz parte do Jeito de Ser do colaborador da São Martinho. Traz resultados para o desenvolvimento pessoal, profissional e para o negócio. São pequenas, mas inúmeras mudanças de comportamento que foram transformadas em melhorias reais nos processos do dia a dia, trazendo maior eficiência, segurança, qualidade e outros ganhos, assim como redução de custos e aumento de receita para a empresa.

Os colaboradores foram responsáveis por detectar, a partir das ferramentas disponibilizadas pelo programa, 9.200 problemas passíveis de melhoria, que resultaram em 8.422 ações propostas e 6.784 ações realizadas. As mudanças e projetos Kaizen implantados já trouxeram ganhos financeiros (entre aumento de receita e redução de custos) de mais de R$ 20 milhões na safra 18/19.

Melhorias que têm como protagonistas os colaboradores. Empoderados, com voz ativa, são os grandes responsáveis pelas conquistas do Programa Melhoria Contínua nos dois anos de realização.

Prêmio Kaizen Brasil

Nesse período, o Programa Melhoria Contínua transformou pessoas e processos e também foi premiado. No dia 27 de agosto, a Companhia recebeu o Prêmio Kaizen Brasil 2018 na categoria Excelência na Produtividade, com o Projeto Kaizen “Reduzir os Índices de Perdas na Colheita Mecanizada”, realizado na Usina Boa Vista. Essa é 4ª edição da premiação no Brasil, realizada pelo Kaizen Institute.

Outros dois projetos chegaram à etapa final da premiação: “Aumentar a Agregação de Valor na Usinagem Industrial”, realizado na Usina Santa Cruz, e “Aumentar a Produção de Levedura Seca”, implantado na Usina São Martinho. Para o gerente de Melhoria Contínua, Eduardo Bonzaki, a premiação é um presente para celebrar os resultados alcançados pelo programa nestes dois anos. Conquistas que mostram que Companhia é uma empresa que não espera acontecer. “Assumimos as rédeas das mudanças que precisamos e desejamos, com empenho e competência”, afirma Bonzaki.

Parabéns a todos os colaboradores da São Martinho que promovem as melhorias diárias em suas atividades e ajudam a transformar a Companhia!

Deixe o seu comentário

*