Projeto Abelhas da unidade Iracema ganha reconhecimento em premiação ambiental

A unidade Iracema recebeu o certificado do prêmio “Destaques Ambientais”, do Programa Amigos do Meio Ambiente, edição 2024. O evento, que aconteceu no dia 3 de dezembro, no auditório da FAM (Faculdade de Americana), no município de Americana, reconheceu diversas instituições e iniciativas ambientais, sendo uma delas o Projeto Abelhas, desenvolvido pela unidade.

A premiação, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente de Americana, identifica ações, trabalhos, entidades e personalidades que contribuem para a preservação ambiental em Americana. Esse reconhecimento celebra a dedicação e atuação exemplar em prol do meio ambiente ao longo de 2024.

A unidade Iracema foi representada por Marcela Scavariello Grillo, Suporte Técnico SGI, e Ariani Ferreira Selegatto, Suporte Técnico Meio Ambiente Corporativo, que receberam a homenagem em nome de toda a equipe. Esse prêmio reforça a missão da São Martinho em promover práticas inovadoras e responsáveis, inspirando ações que garantam um futuro mais sustentável para toda a comunidade. Além disso, reconhece os esforços contínuos da Companhia em aliar inovação e responsabilidade ambiental, reafirmando nossa posição como referência no setor e fortalecendo a confiança da comunidade, parceiros e colaboradores.

Lançado em 2019, o Projeto Abelhas é uma iniciativa inovadora da São Martinho, em parceria com a Consultoria GEOAPIS, que visa proteger as populações de abelhas e promover a convivência harmoniosa entre as atividades agrícolas e apícolas nas regiões onde a empresa atua. A iniciativa tem como foco principal identificar e mapear os apicultores das áreas próximas às unidades operacionais da empresa.

Por meio de tecnologia georreferenciada desenvolvida pela GEOAPIS, é possível monitorar os apiários e emitir alertas prévios sobre as operações de pulverizações agrícolas das usinas, como a aplicação de defensivos. Essa comunicação proativa tem como objetivo evitar impactos às colmeias, assegurando a proteção das abelhas e dos apicultores.

Desde o seu início, em 2019, o projeto vem gerando resultados significativos, promovendo o engajamento com a comunidade apícola e contribuindo para a preservação de ecossistemas fundamentais. Até o momento, protegemos aproximadamente meio bilhão de abelhas.

Parabéns, unidade Iracema, pelo reconhecimento de um projeto tão importante para o nosso meio ambiente!

*Conteúdo interno São Martinho. Proibida a divulgação em redes sociais.

Deixe o seu comentário

*