10 anos de uma tradição que alimenta a nossa cultura

Neste ano, celebramos uma década de uma das tradições mais queridas da nossa história, que se tornou a cara da nossa cultura: o Pão do Milhão.

Em 2015, durante a Sensibilização Comportamental na Unidade São Martinho, um colaborador da Colheita trouxe uma provocação que se tornaria o ponto de partida de uma das tradições mais simbólicas da nossa história: “Comer uma mortadela inteira é indigesto. Mas, se fatiada e compartilhada, é uma delícia.

Essa analogia simples e poderosa traduz com perfeição o que é construir uma safra. Não se faz de uma vez só. É preciso planejamento, dedicação e, principalmente, o esforço de cada colaborador, em cada etapa do processo. Foi assim que nasceu o Pão do Milhão — uma celebração que marca cada milhão de toneladas de cana processada, fatia por fatia, conquista por conquista. E, nos últimos dois anos, com a inclusão do milho equivalente, essa contagem passou a refletir ainda mais a diversidade e a complexidade do nosso negócio.

Ao longo desses 10 anos, o Pão do Milhão se consolidou como um momento de pausa e conexão. Mais do que comemorar números, ele nos lembra do nosso Jeito de Ser, da importância de estarmos alinhados com a nossa Cultura e de reconhecermos o papel de cada um na construção do todo”, comenta Paula Assumpção, Especialista em Cultura e Comunicação Interna.

Desde 2023, a celebração ganhou um novo significado: passou a ser corporativa, refletindo o espírito de união que nos move. Passamos a comemorar o resultado coletivo, o resultado São Martinho. Celebramos o primeiro milhão e, depois, a cada cinco milhões, até o fim da safra.  Durante cada celebração, todos os nossos colaboradores recebem o tradicional pão com mortadela e um suco geladinho. É um momento de pausa, mas também de escuta: falamos sobre segurança, compartilhamos os últimos acontecimentos da safra, discutimos desafios e reforçamos os combinados.

É uma oportunidade única de refletirmos sobre o nosso papel, de reconhecermos o esforço coletivo e de seguirmos juntos, com ainda mais energia, rumo à próxima fatia dessa grande safra”, completa Paula.

Obrigado por fazer parte dessa história

A safra 25/26 foi mais uma prova da nossa força, união e capacidade de superação. Cada pão compartilhado celebrou não apenas números, mas o compromisso de cada um com a nossa jornada. A todos os colaboradores, o nosso muito obrigado por mais uma safra construída com segurança, responsabilidade e espírito de equipe.

*Conteúdo interno São Martinho. Proibida a divulgação em redes sociais.

Deixe o seu comentário

*