
Mais um passo importante em direção a um futuro mais sustentável! Alinhada à nossa meta ESG de Transformação Social pela Educação, demos início, em agosto deste ano, ao projeto Agricultura Sustentável, que promove o desenvolvimento socioeconômico de pequenos produtores rurais parceiros por meio de práticas agrícolas sustentáveis de baixo carbono. Queremos fortalecer a produção e comercialização dos produtos desses agricultores, contribuindo para a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida no campo.
Um dos pilares centrais dessa iniciativa é a eliminação do uso do fogo como técnica de manejo agrícola, substituindo-o por métodos mais seguros, eficientes e ambientalmente responsáveis. Assim, unimos inovação, sustentabilidade e inclusão produtiva, gerando impactos positivos para os produtores e meio ambiente.
Nosso objetivo é gerar renda para os pequenos produtores rurais do Horto Guarani, em Pradópolis, promovendo práticas sustentáveis e facilitando o acesso ao mercado. Esperamos capacitar 50 pequenos produtores rurais, implementando técnicas de agricultura orgânica, além de educação empreendedora e de vendas. Além disso, promovemos encontros para ampliar o conhecimento sobre gestão de propriedades e melhoria da produção, visando reduzir riscos relacionados ao uso do fogo, pragas e doenças.
Essa jornada conta com o apoio e a atuação direta da nossa unidade São Martinho, em parceria com o SEBRAE/SENAR e a Associação dos Pequenos Produtores Parceiros AVT – Associação Verde da Terra. Desde o início já realizamos coleta e análise de solo, treinamentos sobre produção de mudas e encontros de capacitação voltados à implementação de técnicas sustentáveis, com foco em agricultura orgânica, gestão rural e empreendedorismo.
O projeto está conectado aos nossos valores e à meta ESG de Transformação Social pela Educação, além de refletir nosso Compromisso ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Assim, reafirmamos nosso compromisso com a sustentabilidade, a responsabilidade social e a inovação no campo, fortalecendo o desenvolvimento das comunidades do entorno de nossas operações.

*Conteúdo interno São Martinho. Proibida a divulgação em redes sociais.

