São Martinho implanta Sistema SMARTZ e avança na transformação digital logística

A São Martinho deu mais um passo importante na modernização de seus processos com a implantação do SMARTZ, sistema completo, composto por software e hardware e que representa um marco na transformação digital da nossa logística. O SMARTZ é um YMS (Yard Management System – Sistema de Gestão de Pátio) que visa otimizar a nossa gestão logística, permitindo o agendamento e acompanhamento das operações de carga e descarga de produtos acabados (açúcar e etanol), coprodutos (bagaço, levedura, DDGS, WDG e óleo de milho), matérias-primas (milho e soja) e insumos.

A solução, desenvolvida pela empresa Zella Sistemas, chega para garantir maior controle, eficiência e visibilidade das movimentações em nossas quatro unidades.
 O sistema oferece:

• Gestão integrada
• Monitoramento das atividades em tempo real
• Geração de insights para tomada de decisão
• Segurança e padronização dos processos

Isso tudo contribui para operações mais ágeis, seguras e alinhadas às melhores práticas do setor.

O projeto teve início em julho de 2025 e foi dividido em fases. A primeira fase concentrou-se na entrega do Portal de Agendamentos, que permitiu aos parceiros realizar seus agendamentos diretamente na plataforma, enquanto as equipes acompanham todo o processo de gestão logística. Em seguida, avançaremos para a fase de integração com o sistema ERP SAP S/4HANA, incluindo customizações para atender às regras de negócios e integração com a automação do processo de pesagem.

Nosso Go Live, etapa em que o sistema passa a operar oficialmente em ambiente real produtivo para fase de Agendamento, foi cuidadosamente planejado para garantir estabilidade, com suporte dedicado às unidades e acompanhamento das equipes de TI e parceiros.

Demos início no dia 27 de novembro com a liberação do sistema para a equipe de Logística Interna realizar o planejamento da semana. No dia 1 de dezembro, liberamos o sistema para os parceiros realizarem os agendamentos na plataforma. Em seguida, começamos a operação nas unidades, com o Go Live na Unidade São Martinho no dia 2 de dezembro, na unidade Santa Cruz e Iracema no dia 8 de dezembro e, por fim, na unidade Boa Vista no dia 10 de dezembro.

Durante a implantação, trabalhamos os módulos de Agendamento, já entregues e finalizados, e continuamos o projeto trabalhando os seguintes módulos:

• Gestão de fila
• Checklist digital
• Integração com balanças
• Gestão de carregamento e estoque

Além dos workshops para demonstração da ferramenta, mapeamento do fluxo atual (As Is) e levantamento de melhorias (To Be), com foco em agendamento, também realizamos treinamentos presenciais e remotos para garantir o total engajamento e transferência de conhecimento para os principais usuários finais, tanto colaboradores quanto parceiros.

O Sistema SMARTZ representa um marco para a São Martinho ao trazer maior previsibilidade e controle sobre movimentações, monitoramento em tempo real, redução de filas e tempos de espera, bem como a integração com sistemas corporativos. A iniciativa reafirma nosso compromisso com a inovação, a segurança e a eficiência operacional, consolidando mais um avanço em nossa transformação digital.

*Conteúdo interno São Martinho. Proibida a divulgação em redes sociais.

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