Pesquisadores do Instituto Agronômico visitam a Usina São Martinho

A São Martinho investe no desenvolvimento de variedades de cana para tornar seus canaviais cada vez mais produtivos. Para isso, tem importantes e estratégicas parcerias com os principais centros de pesquisas do país. No dia 08 de agosto, em uma visita que teve como objetivo estreitar o relacionamento científico, desenvolver novos projetos de pesquisas e a troca de informação sobre novas variedades, a usina recebeu 15 pesquisadores do Centro Avançado da Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Cana – IAC/Apta, sediado em Ribeirão Preto e pertencente ao IAC – Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

A comitiva, conduzida pelo diretor do Centro de Cana, Marcos Landell, visitou os experimentos desenvolvidos pelo IAC em parceria com a São Martinho em seu polo varietal. Os pesquisadores discutiram as características das variedades de cana mais promissoras, o desenvolvimento do projeto de mudas pré-brotadas do IAC e novas tecnologias de plantio, tratos e colheita.

Na sequência, os visitantes acompanharam uma demonstração de campo sobre o sistema de preparo e plantio da São Martinho e também visitaram uma área comercial plantada com uma variedade desenvolvida pelo Centro de Cana, a IACSP95-5000. No final da visita, o grupo passou pela central de compostagem de torta de filtro, onde conheceu como é feito o reaproveitamento sustentável dos resíduos da usina.

Para o gerente de produção agrícola Maurício Simões, o encontro com os pesquisadores foi muito produtivo, pela troca de informações, pela discussão sobre o desenvolvimento de novas parcerias e a introdução de novas variedades de cana.

Deixe o seu comentário

*