![Escola Móvel do Senai levará simulador de colheita para usinas](https://nossasnoticias.saomartinho.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/05/materia_6_interna.jpg)
As usinas do estado de São Paulo terão acesso mais facilitado à tecnologia do simulador de colheita desenvolvida pela CASE IH e que foi testado de forma pioneira na Usina São Martinho. O Senai-SP lançou durante a Agrishow 2014, no dia 29 de abril, em Ribeirão Preto, a primeira Escola Móvel de Simulação de Colheitadeira de Cana do país, que conta com três simuladores.
O projeto é resultado de um investimento de R$ 1,8 milhão e faz parte de um conjunto de ações do Senai-SP para ampliar a competitividade do setor, dentre elas a construção da Escola Móvel de Manutenção de Tratores e da Escola Móvel de Manutenção de Colhedoras de Cana, ambas em fase de projeto.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Senai-SP, Paulo Skaf, destacou durante o lançamento da Escola Móvel, em Ribeirão Preto, que o papel da entidade é contribuir para a educação profissional no país. Em relação ao setor sucroenergético, ele ressaltou a importância da formação e capacitação de ex-cortadores de cana e pessoas da comunidade agrícola para operar equipamentos seguindo as normas e os procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental.
O diretor agroindustrial da Usina São Martinho, Mário Gandini, esteve no evento de lançamento da Escola Móvel na Agrishow e destaca o caráter pioneiro da São Martinho, que acompanhou o desenvolvimento da tecnologia do simulador de colheita junto a CASE IH desde o início do projeto, além de ser parceira do Senai-SP em diversas iniciativas educacionais de formação profissional. A usina São Martinho foi palco dos primeiros testes e treinamentos.
De acordo com o diretor técnico da Unidade de Formação Profissional do Senai-SP de Ribeirão Preto, Reginaldo Dias de Souza, a Escola Móvel tem capacidade de atender 12 alunos por curso e tem expectativa de formar mais de 300 novos operadores durante o ano.