![Autorização para exportação de etanol](https://nossasnoticias.saomartinho.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/07/materia02_interna9.jpg)
Gestão Estratégica
No mês de agosto, a Usina Boa Vista recebeu uma certificação junto à EPA (Environmental Protection Agency), agência ambiental dos Estados Unidos, voltada à exportação de etanol ao mercado norte-americano.
A documentação gera um número que comprova a autenticidade da matéria prima do produtor para ser usado em seus contratos de exportação a partir dos requisitos do Programa RFS2.
Em 2005 foi criado o Renewable Fuel Program pelo governo dos EUA, programa que tem como meta alcançar a marca de 36 bilhões de galões de combustível renovável até 2022, além de destinar uma quantia mínima para utilização no setor de transportes. Um detalhe importante é que as empresas registradas junto ao órgão não podem utilizar a cana-de-açúcar originária das áreas onde antes havia mata nativa.
O Brasil só tem a ganhar pelo etanol ser considerado um combustível avançado (Advanced Biofuel), fato que comprova a eficácia na redução de emissões de gases causadores do efeito estufa.
O cadastro tem a validade de três anos, após esse período a unidade deve atualizar as informações com o objetivo de identificar quais modificações foram feitas na usina, como, por exemplo, ampliação e renovação de licença etc.