![Balanço do Comitê de Ética](https://nossasnoticias.saomartinho.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/07/materia03_interna9.jpg)
Gestão de Pessoas
O Comitê de Ética do Grupo São Martinho fez um balanço das notificações feitas pelos colaboradores nos três primeiros meses após seu lançamento. Os principais temas abordados foram: conduta, que envolve o comportamento do colaborador ou empregado, com 53%; processos realizados pela área de Recursos Humanos da companhia, como férias, abonos, licenças etc., com o total foi de 20%; reclamações, com 6,67%, e outras notificações, com 20%.
Integrado por colaboradores das mais diversas áreas, o Comitê conta com o apoio de equipes de trabalho, formadas por funcionários das três unidades do Grupo. Essas turmas apuram as denúncias e críticas para dar o acompanhamento mais indicado ao fato ocorrido.
O Código de Ética
Desde o início do ano, os colaboradores do Grupo têm à disposição alguns canais de comunicação para fazer denúncias, críticas, sugestões ou reclamações: o telefone 0800 777 3131 (ligação gratuita); email etica@saomartinho.ind.br e a correspondência (em envelope fechado, com ou sem identificação) para o endereço Alameda Caiapós nº 243, Barueri, CEP: 06460-110, São Paulo – SP.
Após a notificação, o Comitê analisa e encaminha as notificações para o grupo de trabalho específico. O tempo de resposta ao colaborador ou a solução do problema é de 10 dias. Caso seja necessário, o prazo se estende para verificação do fato apresentado. Os envolvidos e citados são notificados e informados sobre o ocorrido. Qualquer colaborador pode entrar em contato com o Comitê de Ética e não é necessário se identificar para fazer a denúncia.