SIPATs focam a prevenção como o melhor remédio

A partir de fevereiro todas as unidades do Grupo São Martinho estarão com as atenções voltadas para a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). As ações começam na Usina Boa Vista, de 1º a 5 de fevereiro. Na Usina Iracema as atividades serão realizadas de 8 a 12 de fevereiro; na Usina São Martinho de 22 a 26 de fevereiro e na Usina Santa Cruz de 29 de fevereiro a 4 de março. As SIPATs terão como tema principal “Prevenção é o melhor remédio!”.

Neste ano, além de focar a importância da prevenção dos acidentes e doenças no trabalho, a campanha também irá abordar as consequências indesejáveis dos acidentes. Os familiares também serão envolvidos na campanha. De acordo com Nilton Brito, gerente de saúde e segurança ocupacional, o objetivo principal das ações é disseminar o conceito de que não é preciso sofrer as consequências de um acidente ou de uma doença para se conscientizar.

Para alcançar todos os colaboradores haverá intervenções em campo, nas áreas de treinamentos e próximo aos refeitórios. “A participação efetiva e o envolvimento no tema geram reflexão aos colaboradores e, consequentemente, mais conscientização sobre como evitar danos e perdas, fazendo com que sua qualidade de vida melhore”, explica Nilton.

As SIPATs já fazem parte do cotidiano do Grupo São Martinho e os resultados são animadores. Várias áreas da empresa alcançaram zero acidente no último ano. Já se sabe que a meta de redução de 20% na gravidade dos acidentes em 2015 foi superada. A taxa de gravidade do Grupo São Martinho caiu em 46% em relação a 2014.

Nilton ainda ressalta a importância de redobrar os cuidados durante o atual período da entressafra, marcado por muitas intervenções de manutenção, montagem, desmontagens e movimentação de materiais. “Todos devem ter atenção especial aos riscos inerentes a essas atividades, especialmente com acidentes envolvendo as mãos. É preciso planejar as tarefas, conversar com pessoas mais experientes, solicitar orientação ao líder e usar todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) recomendados”, ressalta.

Deixe o seu comentário

*