A importância da liderança 360 graus, da marca pessoal e da influência sem autoridade em foco

Os trainees da São Martinho vivenciam, a cada etapa do programa, diferentes experiências que contribuem para o desenvolvimento de suas competências e os preparam para assumir funções estratégicas dentro da Companhia. Entre essas competências, estão a liderança 360 graus, a marca pessoal, a influência sem autoridade e a capacidade de negociação, temas que estiveram em foco nos dois últimos módulos do Programa Trainee, realizados entre agosto e setembro.

O 3º Encontro dos Trainees, promovido em agosto com o tema “Team Leader – Transformando sua Liderança”, teve comopropósito realizar a imersão voltada para a transformação do comportamento e da atitude do Líder 360 graus – aquele que, independentemente de sua posição hierárquica, tem habilidade de influenciar seus colegas de trabalho. O treinamento propôs atividades vivenciais, que permitiram que os participantes identificassem os seus comportamentos e o impacto que causam no ambiente e nos resultados das equipes da qual fazem parte.

O ponto de destaque do módulo foi a atividade realizada na área externa da Prainha, onde os trainees foram divididos em equipes e tinham que encontrar charadas espalhadas pelo local e resolver os desafios propostos até concluir a atividade. Todas as dinâmicas desse encontro estavam relacionadas com competências como comunicação, colaboração, gestão de pessoas, pessoas, relacionamento e crescimento.

4º Encontro

O 4º Encontro dos Trainees, realizado em setembro, abordou os temas “marca pessoal”, “influência sem autoridade” e “negociação com atividade vivencial no antigo Mercado Municipal de Ribeirão Preto”. O objetivo desse treinamento foi fazer com que os trainees refletissem a respeito da importância da gestão da marca pessoal e aprimorar os comportamentos de influência e engajamento sobre outras pessoas, mesmo quando não se tem autoridade sobre elas.

Vale destacar a atividade vivencial promovida no mercadão, que desafiou os trainees a obterem alguns itens vendidos no local sem contar com dinheiro (moeda local). Eles só tinham à disposição três únicas moedas de troca: cartão presente da Saraiva, cartão de consumo da Starbucks e uma nota de 10 dólares. Divididos em grupos e no período de duas horas, os trainees tiveram que definir a estratégia a ser utilizada para angariar as mercadorias listadas.

Todos os grupos conseguiram concluir o desafio, adquirindo os alimentos vendidos no mercadão, que foram doados para refugiados venezuelanos que vivem em Ribeirão Preto. A atividade trabalhou aspectos como influência, estratégia, identificação de interesse e posição na busca por soluções ganha-ganha, além de prática dos princípios de negociação para solucionar conflitos.

A trainee Priscila Strasser Sheltinga avalia que os treinamentos permitem a cada um o autoconhecimento e reconhecimento de suas características positivas, assim como o entendimento do outro. “É importante conhecermos os nossos potenciais e competências para extrairmos o que temos de melhor em cada um. E devemos ser autênticos, ter nossa marca própria para estabelecermos a ponte de comunicação, sempre com empatia com o outro. Assim se dá a influência sem autoridade”, diz a trainee.

Aos 25 anos, formada em Engenharia Mecânica, ela está, atualmente, na área de Extração e Utilidades da Usina Iracema. “Quero continuar a aprender, ganhar experiência e poder colocar em prática o conhecimento acumulado nesse processo”, conclui Priscila.

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