A Importância dos Caçadores de Riscos

Segurança e Saúde Ocupacional

Todos os colaboradores do Grupo São Martinho, Nova Fronteira Bioenergia e Santa Cruz contam com uma nova ação da área de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO): os Caçadores de Riscos. O objetivo da iniciativa é estimular o colaborador a identificar e comunicar, de maneira formalizada, qualquer desvio e risco que encontrar na unidade e que tenham potencial de se transformar num acidente de trabalho.

Para isso, os colaboradores receberão um material impresso chamado Bloco de Desvios, que tem como conteúdo a Política de Saúde e Segurança Ocupacional e instruções para o preenchimento dos formulários de desvios e riscos. Cada colaborador, ao identificar uma situação que traga risco, seja num processo produtivo agroindustrial, nas áreas administrativas, ou em qualquer outra área da empresa, pode escrever o que encontrou, tomar algumas ações imediatas solicitadas no preenchimento e depositar o formulário em urnas que estão expostas em vários setores das unidades. Os Blocos têm 30 fichas de formulários.

A área de SSO recolherá os formulários com as notificações dos desvios e irá encaminhar cada situação para o setor responsável. Até o final de agosto, todos os líderes da companhia passarão pelo treinamento que orienta como o Caçador de Riscos deve agir. Os líderes serão responsáveis por disseminar a iniciativa entre os colaboradores, que, posteriormente, receberão seus Blocos de Desvios. Alguns setores já estão preparados. A iniciativa une toda a companhia para eliminar desvios e riscos de acidentes. Participe e contribua para garantirmos um ambiente de trabalho seguro e saudável a todos!

Deixe o seu comentário

*