Abelhas: importantes polinizadoras são protegidas pela São Martinho

No dia 03 de outubro foi comemorado o Dia Nacional das Abelhas. E você sabia que a São Martinho realiza uma importante ação, em torno das nossas unidades, de preservação dessas fundamentais polinizadoras? O Projeto Abelhas mapeia e monitora os apicultores de nossas áreas vizinhas, auxiliando na melhor distribuição espacial dos apiários e emitindo alertas sobre a pulverização. Nossas unidades ainda contam com meliponários, que contribuem para repovoação de diferentes espécies de abelhas.

Mas por que as abelhas são tão importantes para o meio ambiente? Elas agem diretamente no equilíbrio dos ecossistemas, uma vez que garantem a variação genética ao desenvolvimento e reprodução das plantas. Quando as abelhas visitam as flores em busca de alimento, elas transportam grãos de pólen de uma flor à outra, fertilizando as plantas, que por sua vez realizam a formação dos frutos. Ou seja, as abelhas possuem um impacto direto na produção de alimentos.

O mundo das abelhas é especial e cheio de curiosidades, pois elas são vitais para a manutenção da saúde humana e do planeta. E, na América Latina, o Brasil é um dos países que conta com o maior número de espécies nativas. São cerca de 1.500, segundo a Embrapa. Agora que já sabemos da sua importância e de como a São Martinho atua para proteger as abelhas, vamos compartilhar algumas curiosidades sobre esses insetos fantásticos:

– São os únicos insetos que produzem alimentos que são consumidos pelos humanos.

– Uma abelha pode voar a uma velocidade de 25 km/h.

– Uma abelha é capaz de carregar o equivalente a 300 vezes o seu próprio peso.

– Cada colônia possui um odor específico para que as abelhas possam identificá-la e não errar de “endereço”.

– Os zangões são improdutivos e inativos. Sua única função é a de fertilizar a rainha.

– São conhecidas mais de 20 mil subespécies diferentes de abelhas, divididas em sete famílias.

– Vivem em colônias organizadas em uma hierarquia rígida de três níveis sociais: a abelha rainha, os zangões e as operárias.

– Uma família de abelhas pode conter até 15 mil membros no início da primavera e até 80 mil no verão.

– São polinizadoras e fornecem uma ampla gama de produtos: mel, pólen, geleia real, própolis, veneno e cera.

– Uma única abelha melífera (Apis mellifera) normalmente visita cerca de 7 mil flores por dia, mas são necessárias quatro milhões de visitas para produzir um quilo de mel.

*Conteúdo interno São Martinho. Proibida a divulgação em redes sociais.

Deixe o seu comentário

*