Agenor Pavan, Diretor Agroindustrial da São Martinho, traz o seu olhar sobre a jornada de transformação tecnológica da Companhia

Como podemos aproveitar as infinitas possibilidades de inovação para seguirmos sendo protagonistas em um universo em constante transformação? Essa pergunta é a que sempre nos fizemos ao longo da nossa história de mais de 80 anos de pioneirismo. E a resposta nunca deixou de ser o investimento em novas soluções e a evolução constante.

Agenor Cunha Pavan, Diretor Vice-Presidente e Superintendente Agroindustrial da Companhia, ressalta que aquilo que se colhe no futuro é sempre fruto do que se plantou no passado. Agenor destaca três momentos fundamentais, que se conectam e impulsionam a jornada de transformação tecnológica que o nosso negócio vive hoje.

“A mecanização agrícola nos anos 80, a implantação do SAP nos anos 90 e a abertura de capital nos anos 2000 são movimentos que podemos chamar de disruptivos dentro do nosso setor e que, quando realizamos, não sabíamos exatamente aonde eles iriam nos levar. E essa é uma das características da inovação, gerar possibilidades de evolução e crescimento. Mas olhando para o passado fica claro que esses movimentos de transformação estão conectados. Um impulsionou o outro e seguem permitindo que Companhia nunca pare de pensar e investir em inovação”, avalia Pavan.

Transformação constante

Esse movimento de transformação interna da São Martinho sempre teve como estratégia nos posicionar como líderes na geração de valor de forma inovadora e sustentável. Para isso, investimos na gestão eficiente dos nossos processos, buscando responder, com metodologias eficazes e tecnologia, à necessidade de reduzir os custos de produção. Projetos como o COA, que levou o 4G para o campo em todas as nossas unidades, marcam um momento de inflexão nessa evolução.

“Somos uma empresa que trabalha com grandes escalas, que exigem soluções customizadas, que não se encontram nas prateleiras. Para seguirmos eficientes, precisávamos ser mais ágeis e isso passava pela conectividade. Em 2021 já teremos nossa primeira safra com todas as unidades conectadas ao COA. É impressionante a evolução, a mudança de cultura pela qual estamos passando”, afirma Agenor Pavan.

Jornada da inovação

Para o Vice-Presidente da São Martinho, o momento é transformador e gerador de oportunidades, que podem levar a caminhos não explorados. “O que o COA já nos entrega é só a ponta do iceberg. Temos uma vastidão de dados e informações a serem trabalhadas com inteligência artificial, softwares, em parcerias de inovação aberta, entre tantas possibilidades”, afirma. E é por isso que um movimento grande de inovação está acontecendo em diferentes áreas da Companhia. Ele pode ser observado em projetos como o Programa 5G, o CSC do Futuro, o projeto de Etanol de Milho, a renovação da parceria com Case IH, a nova estruturação do Modelo de Gestão da Inovação, entre outros, sobre os quais ainda iremos falar com mais detalhes no Nossas Notícias.

“A inovação é uma diretriz fundamental do nosso Planejamento Estratégico. Por sermos uma empresa de commodities, sempre olhamos muito para o nosso custo, otimizando e inovando processos. Temos que passar a olhar com inovação para nossa receita, em como desenvolver novas soluções, produtos e negócios. E essa transformação em curso passa por se conectar em ecossistemas com diferentes agentes, aumentando a possibilidade de encontrarmos soluções para continuarmos a crescer no nosso negócio e também para explorar novas áreas”, avalia Pavan.

Oportunidades de aprendizado para as pessoas

Esse movimento busca oferecer oportunidades de aprendizado e crescimento para todos. A adaptação a uma nova dinâmica de trabalho vai favorecer e estimular a colaboração, a experimentação, a agilidade e a multidisciplinaridade. Habilidades e comportamentos que já fazem parte do nosso Jeito de Ser, mas que poderão ser ainda mais explorados e desenvolvidos em novas oportunidades e possibilidades de evolução que já estão surgindo na Companhia.

“A tecnologia é um meio para melhorar nossas vidas. Tenho certeza de que os nossos colaboradores serão aceleradores desse processo natural de implementação do novo, entendendo as vantagens que a inovação e a transformação digital trazem para a vida das pessoas. Muitas oportunidades de aprendizado e evolução profissional e pessoal poderão ser aproveitadas, como sempre ocorreu nos saltos que a Companhia deu desde a mecanização”, conclui Pavan.

*Conteúdo interno São Martinho. Proibida a divulgação em redes sociais.

Comentários (5)

 

  1. Gildo disse:

    Bem comentado a tecnologia á favor fovor da qualidade de vida da sociedade.

  2. Carlos Eduardo Borges Ferreira disse:

    Parabéns ao Grupo São Martinho pela a valorização de todos seus colaboradores, investindo sempre na Melhoria Contínua.

  3. Wanderley disse:

    Muito boa explanação, com visão de futuro, você vai sempre estar preparado para os novos tempos.

  4. SERGIO LUIS DE FREITAS disse:

    A São Martinho realmente sempre sendo pioneira, sempre investindo no que a de melhor para a empresa, orgulho de ser São Martinho, conte comigo sempre.

  5. antonio carlos pelizari pinto disse:

    Inovação e mente aberta

Deixe o seu comentário

*