![](http://nossasnoticias.saomartinho.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/10/destaque_materia_04.jpg)
O papel da liderança tem mostrado sua importância no Programa 5S, que avança com as atividades implementadas, proporcionando um maior envolvimento dos times das nossas quatro unidades. O resultado não poderia ser diferente: melhorias em qualidade, produtividade e segurança no nosso dia a dia. Conversamos com cada unidade para saber o que mudou na rotina dos times com o 5S e como o projeto ajuda na motivação e engajamento dos colaboradores.
Usina Iracema
Com a implementação do 5S, a Usina Iracema passou por diversas mudanças na rotina da equipe, possibilitando o levantamento das oportunidades, além de facilitar o planejamento diário na execução do projeto. Foram promovidos: identificação e reposição de estoque com o que é realmente utilizado; redução do tempo procurando alguma ferramenta ou peça; comprometimento dos colaboradores em manter o local organizado; o conhecimento e absorção dos sensos e conceitos, e aprimoramento da rotina de limpeza são algumas das mudanças constatadas.
“Envolvemos a equipe nas tratativas de melhorias, participando junto para agilizar recursos e alcançar metas. O 5S contribui para simplificar e melhorar de forma contínua nosso ambiente de trabalho, fazendo com que cada colaborador sinta prazer em trabalhar no local”, comenta Lazaro Andrade Santana Filho, Líder de Processos Industriais, Extração e Utilidades da Usina Iracema.
Usina São Martinho
Com a estrutura de trabalho mais organizada, o Programa 5S trouxe para a Usina São Martinho melhorias na qualidade do serviço realizado, além de maior agilidade e mobilidade na execução das atividades, contribuindo para um ambiente com mais segurança.
“Nossa missão foi envolver todos os colaboradores para que eles se sintam importantes em cada mudança. Também direcionamos a equipe para alcançar metas, mantendo-a engajada e motivada durante todo o projeto. Para nós, o 5S é uma ferramenta que gera oportunidades de melhoria, estimulando a criação de uma cultura de organização, com otimização do tempo e redução de desperdício”, destaca Cheila Carina Martin, Líder da Qualidade Agrícola da Usina São Martinho.
Usina Boa Vista
O Programa 5S também mudou a rotina da equipe da Usina Boa Vista, que passou a realizar a verificação diária das salas dentro dos conceitos ensinados, além de promover reuniões semanais. Outro destaque é a implantação do plano de limpeza, tornando-a mais eficiente.
“Receber um projeto como esse é de grande relevância, pois contribui muito com o desenvolvimento da equipe, traz resultados satisfatórios para otimização de tempo, organização no estoque de materiais e a redução de pontos inseguros para melhor desempenho das atividades”, enfatiza Suelen Moraes Tornich, Líder da Qualidade Agrícola da Usina Boa Vista. Ela ainda acrescenta a importância do papel do líder. “Para motivar a equipe, o líder tem que vestir a camisa do projeto, demonstrar as melhorias do 5S para o processo e incentivar os colaboradores a expressarem suas ideias e as colocarem em prática para conquistar os resultados esperados”, conclui.
Usina Santa Cruz
Na Usina Cruz, a organização, a limpeza e a padronização dos processos melhoraram consideravelmente desde a implantação do 5S. Além de incentivar toda a equipe, o projeto é reconhecido e valorizado por todos, evidenciando os benefícios que ele provoca não só para a Companhia, mas para o relacionamento entre os colaboradores.
“Com o projeto 5S ficamos mais próximos das equipes, todos ajudam nas tarefas do dia a dia, porque mostramos o valor que o 5S tem para a Companhia”, realça Jeferson de Lima Dias, Líder de Produção Agrícola da Usina Santa Cruz.
Parabéns a todos pelo envolvimento e engajamento com o 5S!
*Conteúdo interno São Martinho. Proibida a divulgação em redes sociais.