Biofábrica de Cotesia da São Martinho celebra 40 anos de atividades

Aumentar a produtividade e ao mesmo tempo reduzir os impactos ambientais: um objetivo que muitas empresas buscam. A São Martinho é pioneira e referência nessa prática sustentável. Um dos exemplos foi a criação da Biofábrica de Cotesia da Usina São Martinho em 1978, laboratório que produz o parasitoide da broca da cana, principal praga que atinge os canaviais.

No final de fevereiro, a Biofábrica comemorou 40 anos de atividades, realizando um café da tarde especial. O evento celebrou as conquistas acumuladas nessas quatro décadas de desenvolvimento tecnológico, alta qualificação de colaboradores e contribuição com a evolução das boas práticas ambientais, gerando diferencial para o negócio, além de somar muitos recordes produtivos nessa caminhada.  Para marcar a data, foi plantada uma muda de árvore por três colaboradoras que trabalham na Biofábrica desde o início das atividades.

A Biofábrica atende os 77.500 hectares de canaviais da Unidade São Martinho e fornece 7% do parasitoide produzido para a Usina Iracema, sendo a maior Biofábrica em operação das Unidades da companhia. Em 2017, conquistou um recorde de produção de 12.415.095 massas liberadas em campo, o que equivale a 1 cotesia a cada 0,8 metro quadrado na Usina São Martinho.

No início de sua história, em 1978, o parasitoide utilizado para o controle biológico foi a Paratheresia claripalpis. A partir do início dos anos 1980, a companhia testou e aprovou um novo inimigo da broca, com maior eficiência no controle da praga e facilidade para a produção, a hoje tão conhecida Cotesia flavipes.

O papel da Biofábrica para a companhia é fundamental. Ela contribui para o controle biológico, que tem como objetivo melhorar a produtividade das culturas, minimizando o uso de produtos químicos e, por consequência, o impacto ambiental.  A São Martinho, pioneira e referência nessas práticas, monitora e faz uso racional de defensivos agrícolas aplicados à cultura de cana-de-açúcar, promovendo o manejo integrado de pragas e doenças que podem impactar a produtividade.

O evento contou com a participação dos colaboradores da Qualidade Agrícola, do Gerente Agrícola Luis Gustavo Teixeira, do Diretor Agroindustrial Ricardo Azevedo Gonçalves,  do Diretor Agrícola e de Tecnologia Mario Ortiz Gandini e do Vice-presidente e Superintendente Agroindustrial, Agenor Cunha Pavan, que destacou a importância da Biofábrica para os negócios da companhia e o empenho dos colaboradores em uma atividade minuciosa e criteriosa como controle biológico.

Parabéns a todos os colaboradores da Biofábrica de Cotesia da Usina São Martinho!

 

Deixe o seu comentário

*