Celebramos nossos Embaixadores e a evolução da nossa jornada de inovação

Iniciamos um novo capítulo da jornada de inovação da São Martinho ao concluirmos a formação da nossa primeira turma de Embaixadores da Inovação. Nossos embaixadores receberão um reconhecimento especial: um certificado e o pin que marca o pioneirismo deles no contexto dessa importante ação de promoção da cultura de inovação. O reconhecimento consolida a atuação desses profissionais como referências em inovação dentro de suas áreas.

Em um encontro online, revisamos os principais avanços conquistados nos últimos anos e apresentamos os próximos passos do programa. Na ocasião, reforçamos o protagonismo dos participantes como elemento fundamental para a continuidade e o fortalecimento da cultura de inovação na Companhia.

Criado em 2021, o Embaixadores da Inovação nasceu do desafio de engajar colaboradores de diferentes áreas no movimento de inovação, estimulando o protagonismo das pessoas e ampliando a identificação de novos projetos. Para isso, estruturamos uma rede distribuída, formada por profissionais multidisciplinares, indicados pelos gerentes e validados pelo Comitê Tático de Inovação. Iniciamos com as áreas administrativas e, trouxemos, ao longo do tempo, os Pontos Focais de Inovação na Agroindústria.

O embaixador é, essencialmente, um profissional interessado por inovação, atento às tendências do mercado. Mais do que acompanhar mudanças, antecipa desafios e busca soluções criativas, atuando como propagador de uma cultura de inovação forte e sustentável. Na prática, contribui para transformar ideias em projetos reais e que gerem valor para a Companhia e para as pessoas.

Para quem foi reconhecida, o papel vai além de um título. “Ser uma Embaixadora da Inovação é ser consagrada como alguém que tem um olhar sistêmico sobre os processos e que contribui para o desenvolvimento de projetos multidisciplinares e para a resolução de problemas reais do dia a dia da operação”, afirma Flávia Moretto Paccola, suporte técnico de sustentabilidade. Segundo ela, a atuação em rede é um dos grandes diferenciais do programa. “Esse papel nos conecta a uma rede colaborativa de outros colaboradores, promove trocas de experiências e nos coloca como agentes de transformação”.

A mudança de mentalidade promovida pela iniciativa também é destacada por Stephany Hidemi Peres Kitamura, suporte técnico de melhoria contínua. “Falar sobre inovação é, acima de tudo, falar sobre mudança de mentalidade. No início, o tema parecia distante, mas ao trazê-lo para o dia a dia ficou claro que inovar também é melhorar a rotina dos colaboradores, promovendo mais segurança, produtividade, eficiência e redução de custos”, ressalta. Para ela, a iniciativa representa uma mudança cultural e um caminho essencial para a perpetuidade da Companhia no mercado, fortalecendo sua posição como uma das empresas mais inovadoras do Agronegócio.

Com o encerramento dessa etapa, iniciamos em 2026 uma nova jornada do programa, agora com uma programação estruturada em encontros online mensais e uma nova turma de embaixadores. O reconhecimento aos Embaixadores da Inovação simboliza a consolidação de uma base sólida para continuarmos construindo um futuro que nos permita sonhar com o que ainda é impossível.

*Conteúdo interno São Martinho. Proibida a divulgação em redes sociais.

Deixe o seu comentário

*