Colaboradores concluem programa de formação de Mantenedores Agrícolas

No final de maio, aconteceu a formatura do programa de Mantenedores Agrícolas da Usina São Martinho. Promovido em parceria com o SENAI, o treinamento tinha como principal objetivo formar profissionais qualificados para assumir funções na área de manutenção de máquinas e equipamentos agrícolas.

O programa teve duração de nove meses e reuniu aulas teóricas e práticas realizadas nas oficinas de Manutenção Agrícola da unidade e também na carreta móvel do SENAI. Ao todo, foram aplicados dez módulos de aulas, entre eles, Injeção Eletrônica, Hidráulica Móbil, Auxiliar de Eletricista de Automóveis e Informática.

Desenvolvimento profissional

O gerente agrícola da Usina São Martinho, Luís Gustavo Teixeira, destaca que o programa, realizado desde 2009, foi concebido a partir de um pilar fundamental e estratégico da Companhia: o cuidar de pessoas. “O programa é uma das principais portas de entrada e de formação para os colaboradores que executam atividades manuais na área agrícola e já possuem a cultura e o Jeito de Ser da São Martinho. Uma iniciativa apoiada por todos os processos da gestão agrícola e que oferece aos colaboradores oportunidade de aprendizagem técnica na teoria e na prática, com aquisição de conhecimento e vivência dentro do nosso Centro de Manutenção Agrícola, assistidos pelos mais competentes profissionais do segmento. Assim, promovendo o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades para desempenharem funções de caldeiraria, manutenção mecânica, elétrica e eletrônica alinhadas aos mais modernos equipamentos e tecnologias”, destaca Teixeira.

Eduardo Benedetti, gestor de Manutenção Agrícola da Usina São Martinho, explica que o programa tem uma metodologia única, toda adaptada às necessidades da Companhia. “Nossa parceria com o SENAI está em constante evolução, focada em formar profissionais completos, que não se encontram prontos no mercado de trabalho. Além de toda metodologia teórica e prática, o programa trabalha a importância dos procedimentos e condutas de segurança, assim como as atitudes, comportamentos e competências que fazem parte da cultura da São Martinho”, informa Benedetti.

Transformação

Para João Allefe Lima de Souza, ajudante Geral Agrícola, mais uma grande etapa de sua vida foi concluída, com muito orgulho. “Agradeço ao time São Martinho, que me proporcionou crescimento pessoal e profissional. O início da minha jornada com a Companhia começou em 2018 com um curso técnico de caldeiraria, também em parceria com o SENAI. Desde lá, os horizontes se abriram e com muita alegria agarrei a chance de poder continuar me qualificando”, destaca Souza.

Há 18 anos na São Martinho, o colaborador Odair Rosner Cavalheiro, ajudante Geral Agrícola, sente-se honrado em ter participado do programa Mantenedores Agrícolas. “Sou grato a todos da Companhia pela oportunidade e agora é hora de mostrar e colocar em prática nosso aprendizado”, comenta Cavalheiro.

Parabéns aos formandos do Mantenedores Agrícolas por essa conquista!

*Conteúdo interno São Martinho. Proibida a divulgação em redes sociais.

Deixe o seu comentário

*