Com uma máquina, USM colhe 4.402 toneladas de cana em 24 horas

Essa é a história de um recorde. Nenhuma usina no mundo atingiu esse feito! Colher, em um dia (24 horas), com apenas uma máquina, o total de 4.402 toneladas de cana. Uma conquista com números grandiosos, que enchem nossos olhos, e que é resultado de inúmeros detalhes promovidos e planejados pela área agrícola e do engajamento e comprometimento de seus colaboradores. Uma somatória de ações que fizeram toda a diferença para que a colheita da unidade alcançasse esse novo recorde. Vamos, então, conhecer melhor os resultados e os detalhes desse feito!

Periodicamente, buscamos entender o potencial diário da colheita mecanizada de cana-de-açúcar. Para isso, realizamos um dia especial dedicado ao Teste de Capacidade de Colheita, que avalia a tonelada/máquina/dia (TMD). Em 2021, essas 24 horas de teste de alta performance aconteceram entre as 16h45 do dia 04 de maio até as 16h45 do dia 05 de maio, quando foram colhidas mais de 4.4 mil toneladas de cana.

Participaram dessa operação de forma direta cerca de 60 colaboradores, porém toda a agrícola promoveu e possibilitou as melhores condições para esse feito; 1 colhedora Multi-Row (duas linhas) Case IH A9900; 6 tratores; 5 transbordos penta e 1 transbordo 7 eixos. Com o recorde de colheita, outros números de destaque foram obtidos, como o tempo de menos de uma hora gasto com manutenção (52 minutos); o consumo de apenas 0,36 l/t de diesel pela colhedora; 193 toneladas por hora colhidas pela colhedora; produtividade de 733 toneladas por trator em 24h; a realização de 68 viagens de caminhão e 7 mil quilômetros percorridos durante o dia.

Planejamento e detalhes que fazem diferença

Diego Furlan, Gerente Agrícola da unidade, ressalta que “por meio desses testes é possível promover avanços em tecnologia, engajamento de pessoas e evidenciar a sinergia entre os processos e o quanto isso influencia o resultado de uma safra, promovendo um sentimento de união entre os colaboradores”. E explica que para isso acontecer é necessário um planejamento estratégico e trabalho em conjunto de todas as operações agrícolas durante um ano todo. “Para chegarmos nesse dia ideal de realizar o teste, muitos detalhes precisam ser analisados e ajustados, há uma interface grande entre todos os processos, para estarmos com tudo tecnicamente preparado e as equipes extremamente motivadas para alcançarmos a marca”, destaca Furlan.

Ele enumera alguns fatores fundamentais para o sucesso do teste, como a sistematização da área para a colheita mecanizada; variedade, porte e sanidade adequados da cana-de-açúcar; condições climáticas favoráveis; logística de apoio devidamente dimensionada (caminhões e tratores/transbordos); operadores e motoristas dedicados e capacitados com treinamento técnico-operacional específico para a atividade; e o engajamento de toda a operação.

E ainda revela outros detalhes valiosos que fizeram toda a diferença para o recorde: a área para a colheita foi sistematizada com quadras que proporcionaram uma colheita com o comprimento de 3,4 km, possibilitando menos manobras; uma variedade da cana com porte ereto e adequado permitiu uma melhor colheitabilidade; a estratégia de aumentar a capacidade total dos tanques de combustível para 1.025 L (+385 L) fez toda a diferença, tornando possível abastecer uma única vez em 24 horas.

Aprendizado para melhoria constante

A importância desse dia de alta performance passa pelas experimentações e testes que realizamos e que podem ser levados para o nosso dia a dia de operação. “Tiramos muitos aprendizados de tecnologia, de como aprimorar a engenharia de nossos equipamentos junto ao fabricante. Mostra também o real potencial, oportunidades e possíveis gargalos da nossa operação, assim como aprendemos muito que o ambiente de motivação e engajamento das equipes para superar o desafio faz total diferença, as pessoas são a alma do sucesso”, avalia Furlan.

Parabéns a todos os colaboradores da Colheita da Usina São Martinho e a todos os envolvidos nas operações e processos agrícolas da unidade, direta e indiretamente responsáveis por essa grande conquista!

*Conteúdo interno São Martinho. Proibida a divulgação em redes sociais.

Comentários (1)

 

  1. antonio carlos pelizari pinto disse:

    Parabéns a todos !

Deixe o seu comentário

*