Conhecimento que traz ganho para os colaboradores e para os processos

Promover a formação multidisciplinar para os colaboradores é uma das estratégias de desenvolvimento de pessoas da São Martinho. E com este propósito, a Usina Santa Cruz disponibilizou, entre novembro de 2017 e janeiro de 2018, cursos técnicos que vão possibilitar novas habilidades aos colaboradores da área Agrícola.

“Tudo que a gente aprende é muito bom para nosso crescimento e também para a melhoria dos processos da empresa”, afirma Antonio Mardem Costa Santos, tratorista operador de transbordo da Usina Santa Cruz.

Neste período, foram promovidos três cursos para 91 colaboradores. São profissionais que mudam de área de trabalho durante o período da entressafra e também colaboradores que, aprendendo novas habilidades, podem auxiliar com maior eficiência alguns processos da área agrícola durante a safra.  Para o diretor Agroindustrial da unidade, Marcos Helder Pavan Mônaco, “A formação multidisciplinar do profissional propicia uma otimização dos processos com segurança e qualidade”.

Antonio Mardem fez o curso de Diagnóstico em Sistemas Elétricos. “Aprendemos noções básicas para podermos fazer reparos rápidos no trator, como a troca de uma lâmpada ou sensor, por exemplo, e assim não precisar chamar um socorro até o campo”, conta ele. Desta maneira, colaborador e processo ganham, pois forma-se um profissional com conhecimentos mais amplos sobre o funcionamento das máquinas. E o tempo gasto com a manutenção na operação agrícola pode ser reduzido.

Ilson Doniseti Siqueira, que trabalha na área de Manutenção da Central de Operações Agrícolas, também participou do curso de Diagnóstico em Sistemas Elétricos. Sua função é atender dentro do COA os chamados dos operadores que estão no campo e necessitam de reparos em suas máquinas. “Para a gente que está sempre no escritório, é muito importante ter conhecimento do funcionamento da máquina e poder auxiliar, em casos mais simples, o operador a resolver uma pane elétrica”, afirma Siqueira.

Outros cursos promovidos pela Santa Cruz no período foram: “Reparo do Sistema de Climatização de Veículos Pesados” e “Soldagem para Mantenedores de Caldeiraria”. Para a usina, a formação multidisciplinar dos colaboradores representa uma evolução, pois traz mais eficiência, segurança e qualidade para os processos.

Valeu, Santa Cruz!

 

Deixe o seu comentário

*