Cuidar é o segredo da área Extração da Iracema para ficar 4 anos sem acidentes

Identificar e solucionar todas as oportunidades possíveis para eliminar riscos à segurança e sempre cuidar um do outro são os principais diferenciais que fazem o processo de Extração da Usina Iracema alcançar marcas expressivas na segurança do trabalho. No dia 19 de março, a área promoveu um evento especial para celebrar a marca de 4 anos sem acidentes com afastamento, alcançada na safra 18/19.

A comemoração contou com a presença dos cerca de 60 colaboradores que trabalham no processo, entre operadores, líderes, gestão, suporte e trainee. O evento celebrou a conquista de 4 anos sem acidentes, registrada em 2018, e a ampliação dessa marca. Atualmente, já são 4 anos e 8 meses sem acidentes com afastamento na área.

No evento, o Gerente Industrial Fernando Sampaio, o Gestor de Extração e Utilidades Cesar Miranda, o Gestor de Manutenção Leandro Caldioni e o engenheiro de Segurança Everto Rodrigues destacaram, entre outros temas, a importância do exemplo positivo que a equipe de Extração passa por atuar com foco no controle e na eliminação de riscos e por ter a segurança como um valor fundamental no dia a dia de trabalho.

O colaborador Luiz Antonio Rosa, operador de moenda que trabalha na Usina Iracema há mais de três décadas, lembra diariamente de um ensinamento aprendido e que gosta de compartilhar com os colegas de trabalho. “Não há nenhum serviço tão urgente que não possa ser executado sem planejamento e segurança”, afirma Rosa. Respeitar as normas e regras de segurança do trabalho e estar sempre atento e em diálogo com os companheiros para prevenir os riscos fazem toda a diferença, explica ele.

Esse cuidado com o outro, que faz parte da essência e do Jeito de Ser da São Martinho, tem como resultado a redução dos acidentes, explica Gabriel dos Santos Lino, da área de Extração e Utilidades. “Somado a isso temos um trabalho muito forte na identificação e tratativa das OPS, as Oportunidades de Segurança. Hoje temos cerca de 45 OPS abertas por colaborador da área. Do total de 2.676 OPS já abertas, aproximadamente 88% delas já foram solucionadas”, informa Lino.

No evento de comemoração dos mais de 4 anos sem acidentes, os colaboradores da Extração receberam camisetas especiais para marcar a conquista. Além de estampar no peito o orgulho do trabalho seguro, cada um tem a certeza de que atua com consciência, práticas e atitudes seguras, cuidando uns dos outros. Parabéns a todos!

 

 

Deixe o seu comentário

*