Em busca da certificação

SUSTENTABILIDADE

A Usina Iracema é a primeira unidade do Grupo São Martinho a iniciar o processo de certificação Bonsucro, que tem como objetivo atestar que a produção de etanol e açúcar da companhia segue padrões internacionais de sustentabilidade.  A unidade está em fase de pré-auditoria, que ocorre durante o mês de julho, preparando-se para a auditoria, prevista para setembro.

A certificação Bonsucro é exclusivamente voltada para o setor sucroenergético. Ela exige que as empresas adotem cinco pilares essenciais em sua atuação: Atendimento à legislação; Biodiversidade e impactos aos ecossistemas; Direitos Humanos; Produção e Processamento e Melhoria Contínua. Cada um possui indicadores específicos que serão verificados.

O Grupo São Martinho estabeleceu como uma das metas da área de Sustentabilidade obter a certificação. A companhia busca ter atestada internacionalmente suas práticas sustentáveis, pois entende que assim poderá acessar mercados cada vez mais exigentes. Além disso, passar pela certificação é ter uma oportunidade de melhoria contínua e, consequentemente, aumentar a eficiência dos processos produtivos, diminuir o impacto ao meio ambiente e à comunidade, melhorar a qualidade do produto e a lucratividade dos negócios.

O processo de certificação foi inicado em 2011 no Grupo São com um diagnóstico para entender a situação de suas usinas diante dos padrões e critérios estabelecidos pela Bonsucro. A Usina Iracema foi escolhida para ser a primeira certificada por atender, nesta primeira análise, ao maior número de indicadores específicos.  A Usina São Martinho está trabalhando nos planos de adequação para ser certificada nas próximas safras.

Deixe o seu comentário

*