Encontro reforça metodologia e rotinas com Líderes e Multiplicadores em todas as unidades

O Programa 5S promoveu no segundo semestre de 2021 o Encontro de Líderes e Multiplicadores. A atividade aconteceu em todas as unidades da Companhia e teve como objetivo principal reconhecer o trabalho executado pelos multiplicadores e líderes das áreas, assim como reciclar os conteúdos e rotinas do programa, reforçando a importância dessas práticas para a sustentação da metodologia implantada e para a garantia dos resultados positivos.

O encontro foi conduzido pelo consultor externo da consultoria BR7, Elias Vicente, com reuniões realizadas em cada unidade da São Martinho. O treinamento focou no valor das atividades de rotina, desenvolvidas pelos líderes, multiplicadores e analistas do 5S, como a Autoavaliação; Avaliação de Nivelamento; Avaliação Diária; Planos de Ação e Área de Análise. Vamos relembrar o que significa cada uma dessas rotinas:

-Autoavaliação: Realizada bimestralmente pelos multiplicadores de 5S, com objetivo de verificar se há desvios na área; o cumprimento dos planos de ação e transformação; atualização dos dados do espaço 5S, etc.

-Avaliação de Nivelamento: Realizada bimestralmente pelos analistas de 5S, com objetivo de verificar se a criticidade e compreensão dos multiplicadores das áreas condiz com o esperado pela metodologia aplicada, fazendo um comparativo da nota com a autoavaliação.

-Avaliação Diária: Realizada pelos multiplicadores todos os dias na área, com duração de aproximadamente 10 minutos, observando e anotando em post-it os desvios (itens em não conformidade aos 5 sensos) encontrados. Posteriormente, deve ser atualizado o painel do respectivo dia com os ímãs de “carinhas” seguindo a regra: Nenhum desvio – Verde; 1 a 3 desvios – Amarelo; 4 ou mais desvios – Vermelho. Os líderes e multiplicadores devem estar atentos diariamente ao quadro, buscando soluções que possam resolver e encerrar os desvios.

-Plano de Ação: Documento no qual são reportados todos os desvios encontrados nas Autoavaliações, Avaliações de Nivelamento e Avaliações Diárias; suas possíveis causas; ações para contenção/correção; data prevista para a resolução; responsável e status. Posteriormente, é enviado aos responsáveis para devido preenchimento e controle das ações.

-Área de Análise: Funciona como um dreno para as áreas com projetos implantados. É um local devidamente demarcado, onde são segregados por até 30 dias itens que não têm mais utilidade para a área, porém encontram-se em bom estado de uso e podem servir para algum outro local da empresa.

*Conteúdo interno São Martinho. Proibida a divulgação em redes sociais.

Deixe o seu comentário

*