Equipes de 23 projetos Kaizen são certificadas.

Maduro, intenso, prático, agregador e inovador! O Programa Melhoria Contínua está próximo de completar dois anos de atividades na São Martinho. A iniciativa vem transformando pessoas e proporcionando um melhor e mais completo entendimento sobre os processos da Companhia. Até o momento, já são 44 projetos Kaizen implantados e encerrados nas unidades.

Entre os meses de maio e junho, 23 projetos das áreas agrícola e industrial das usinas Iracema, Boa Vista e Santa Cruz foram concluídos e as equipes certificadas. Esses projetos se somam aos 8 certificados em março pela Usina São Martinho.

No total, cerca de 600 colaboradores foram envolvidos na implantação dessas melhorias que trouxeram diversos benefícios para diferentes processos, além de ganhos para a Companhia. E, acima de tudo, proporcionaram experiências transformadoras para os colaboradores participantes.

Maria Thereza Nonato de Paula, analista de Manutenção Agrícola da Usina Iracema, fez parte da equipe do Kaizen “Aumento de horas trabalhadas do elevador da colheita”. Ela resume em uma frase certeira um grande benefício do projeto. “É preciso entender os processos. Levar a oficina para o campo e trazer o campo para dentro da oficina”, diz. E exemplifica de forma clara. “Se alguma peça quebra muito, há uma causa por trás disso, não basta ficar trocando o que quebrou. O Kaizen nos deu essa visão dos processos, melhor entendimento, e isso traz um grande impacto”, conclui a analista de Manutenção.

Para Luciarley Alves Costa, operador de máquinas agrícolas da Usina Santa Cruz, todo aprendizado é mais que um passo, é um salto, diz ele. “Carrego o que aprendi sobre melhoria contínua pra sempre e tento passar para os outros. É importante saber trabalhar em conjunto. Tem que andar lado a lado com a empresa em busca dos resultados”, afirma. Além do que vai levar de ensinamento, o operador ressalta os ganhos em redução de combustível, tempo, desgastes e quebras trazidos pelo projeto Kaizen “Aumentar o rendimento operacional da aplicação de adubo orgânico em plantio”.

Ana Carolina de Lima, que trabalha no Controle de Rádio do COA da Usina Boa Vista, participou do Kaizen “Reduzir as paradas por piloto automático”. Ela vê como positivo poder ampliar sua visão sobre o processo. “Ficamos focados só na nossa área. Entender o todo é muito importante. E a participação de cada um traz visões diferentes para a solução dos problemas”, destaca. Ana Carolina ainda avalia que o projeto influencia na mudança de comportamento de todos, valorizando o trabalho em equipe e a organização dos processos.

Eduardo Bonzaki, gerente de Melhoria Contínua, informa que já são 134 projetos Kaizen em andamento até agora, com mais de 1.000 colaboradores envolvidos e contribuindo para transformação dos processos da Companhia. Tudo isso proporciona benefícios para a empresa. São R$ 20 milhões de valor adicionados ao resultado anualmente. “A adoção da filosofia Lean tem permitido grandes avanços na eliminação de desperdícios, melhor entendimento dos nossos processos e transformação das pessoas, e contribuído positivamente para a sustentabilidade do nosso negócio”, destaca Bonzaki.

 

Deixe o seu comentário

*