Evento Summit 5G Agro lança parceria com a Qualcomm

O Centro de Inovação São Martinho foi palco do Summit 5G Agro, evento realizado em colaboração com a empresa Qualcomm, no dia 03 de maio. O evento reuniu lideranças para debater as principais tendências e iniciativas que unem o universo de tecnologia ao cenário agro no Brasil.

Com abertura de Fabio Venturelli, nosso Presidente da São Martinho, e de Luiz Tonisi, Vice-Presidente da Qualcomm e Presidente da Qualcomm América Latina, o evento abordou a importância das colaborações dentro do ecossistema de inovação e o desenvolvimento e adoção de soluções que devem impulsionar ainda mais o nosso setor e o Agro como um todo, a partir do rápido avanço das tecnologias.

Em sua fala, direto de Nova York, Fabio destacou o papel pioneiro e inovador da Companhia, que acabou de anunciar uma iniciativa de colaboração com a Qualcomm, empresa norte-americana especializada em telecomunicações. O objetivo é avaliar o uso da tecnologia 5G para aprimorar os nossos processos agroindustriais e do agro, buscando implementar soluções digitais com foco em produtividade, eficiência operacional, segurança e sustentabilidade.

“A São Martinho está ousando ter um papel de protagonista no ecossistema de inovação. A implantação desse Centro de Inovação e as parcerias que estabelecemos para a criação desse ambiente 5G e de conectividade vai possibilitar um futuro que ainda não conseguimos imaginar. Nesse processo de aprendizado e colaboração com a Qualcomm, fico espantado e maravilhado, ao mesmo tempo, com as possibilidades de aplicações tecnológicas e inovadoras. Como todos que aqui são nossos parceiros nessa jornada. Sinto muito orgulho de fazer parte desse momento do agro brasileiro”, afirmou Fabio Venturelli.

Luiz Tonisi, Vice-Presidente da Qualcomm e Presidente da Qualcomm América Latina, ressaltou a importância da colaboração no ecossistema de inovação. “Vivemos um mundo em constante transformação, no qual a colaboração é fundamental. Quanto mais cabeças e ideias juntas, melhor. A nossa colaboração com a São Martinho visa analisar a partir do 5G as possibilidades de modelos de negócios baseadas em conectividade, inteligência artificial e aplicações para uso no agronegócio a favor de avanços em produtividade para o setor”, complementou Tonisi.

Painéis destacam os desafios da inovação

Com a organização, condução e moderação de Walter Maccheroni, Assessor de Pesquisa e Inovação da São Martinho; Marcelo Eskenazi, Assessor de Inovação em Novos Negócios da São Martinho e de Leonardo Finizola, Diretor de Vendas da Qualcomm, o Summitt 5G Agro contou com uma palestra especial, dois painéis temáticos e com demonstrações de tecnologias 5G.

O Diretor de Agronegócio do Itaú BBA, Pedro Barros, falou em sua palestra sobre a “Visão do Futuro do Setor no País e o Papel da Inovação Aberta e da Transformação Digital”, ressaltando o desafio de se testar inovação em escala dentro do agro, além de destacar a parceria de longa data entre o Itaú e a São Martinho em projetos inovadores.

O primeiro painel com o tema “Colaboração no Ecossistema de Inovação – Trocas de Valor que habilitam a adoção de tecnologias habilitadoras disruptivas” contou com as participações de Marcela Flores, da ANPEI; Vitor Mondo, da EMBRAPA; Paulo Costa, do Cubo Itaú e de Marcos Fava Neves, da Markestrat. O segundo painel tratou das “Soluções Tecnológicas para o Agronegócio (Colaboração a Serviço da Produtividade)” e teve a presença de Mauro Matosso, do BNDES; Bruno Jorge, da ABDI, e de Carlos Eduardo Pereira, da EMBRAPII.

Ao final dos painéis, os participantes puderam conferir nas estações de demonstração montadas no Centro de Inovação algumas das tecnologias com utilização de 5G que estão em teste na São Martinho. Foram demonstradas possibilidades de uso de drone para transporte de cargas em voos autônomos; óculos de realidade virtual para capacitação de colaboradores em ambientes idênticos aos de trabalho; e um capacete EPI inteligente, que permite mais de 12 funções, entre elas botão SOS, vídeo, comunicação de voz, sinais sonoros, detecção de queda, detecção de remoção do EPI, permitindo um maior cuidado com os colaboradores. Os participantes do Summit ainda puderam conhecer outras inovações em conectividade que estão sendo testadas pela Companhia.

Ao final do evento, todos participaram de um almoço na Prainha e ainda visitaram o Centro de Tecnologias Agroindustriais onde foi instalado o COA dos COAs. Para Agenor Cunha Pavan, Vice-Presidente e Superintendente Agroindustrial da São Martinho, as colaborações estabelecidas com o ecossistema da inovação e a realização do Summit 5G Agro são marcos na jornada de transformação digital e cultural da Companhia. “É imperativo inovarmos para continuarmos competitivos. E essa inovação deve ser focada no desenvolvimento de novas tecnologias para garantirmos a contínua produção de carbono renovável com a máxima eficiência e menor custo do mercado, para transformarmos esse carbono em novos produtos de alto valor agregado, e para desenvolvermos novas oportunidades de negócios a partir dos ativos tangíveis e intangíveis da Companhia”, conclui Pavan.

*Conteúdo interno São Martinho. Proibida a divulgação em redes sociais.

Deixe o seu comentário

*