Experiência sobre conservação de solo compartilhada

O Grupo São Martinho compartilhou um pouco de seu conhecimento sobre as melhores práticas de conservação de solo e manejo com 60 fornecedores de cana associados à CANASOL – Associação dos Fornecedores de Cana de Araraquara.

No final de outubro, Bruno Henrique Silveira Mazaron, suporte técnico de Plantio e Tratos Culturais da Usina São Martinho, ministrou a palestra “Conservação do Solo e Monitoramento de Processos Erosivos”, na sede da CANASOL.

O objetivo foi mostrar aos parceiros da São Martinho os conceitos e princípios de conservação do solo, as novas tecnologias existentes e a importância de um manejo integrado (preparo de solo, época de plantio, ambiente de produção, cobertura do solo e estruturas conservacionistas) para o sucesso dos projetos de conservação do solo e da água.

Também foram apresentados diversos experimentos realizados pelo Grupo e exemplos práticos de um manejo conservacionista. De acordo com Bruno Mazaron, o evento foi importante para levar conteúdos que farão diferença para os produtores. “A mensagem que queremos passar é que as estratégias de conservação do solo devem ser baseadas em ações integradas de manejo do solo, com foco em cobertura vegetal e baixa desagregação”, conclui Mazaron.

 

Deixe o seu comentário

*