![](http://nossasnoticias.saomartinho.com.br/blog/wp-content/uploads/2021/01/destaque_materia_04.jpg)
São Martinho inicia projeto piloto de Formação em Gestão para Resultados no processo de Plantio
A São Martinho dá mais um passo no seu programa de Melhoria Contínua em busca da excelência com o início do projeto piloto de Formação em Gestão para Resultados. O objetivo da iniciativa é tornar ainda mais robusta e padronizada em toda a Companhia a maneira de gerenciar as rotinas e os resultados dos processos.
O projeto piloto, realizado em parceria com a consultoria Falconi, conta com uma primeira turma formada por 12 colaboradores (três de cada usina), representantes dos processos de Plantio das unidades. Fazem parte da turma Gestores de Plantio, Suportes Técnicos de Plantio e Suportes Técnicos de Melhoria Contínua. O processo foi o escolhido para receber o projeto piloto por ser realizado o ano todo nas usinas, independente do período de safra e entressafra.
O projeto de Formação em Gestão para Resultados funciona como treinamento de formação e como uma consultoria ao mesmo tempo. Para cada conteúdo trabalhado, há ações práticas para serem aplicadas nas áreas. Iniciado em janeiro, o treinamento será realizado até o final de abril. Os colaboradores terão a oportunidade de aprender e aplicar os métodos PDCA (Capacidade de Melhorar) e SDCA (Capacidade de Manter os Resultados Previsíveis).
Serão abordados temas como Gestão da Cadeia de Valor; Indicadores e Metas; Dimensões e Desdobramento da Qualidade; Identificação de Problemas e Gestão à Vista; Análises (estratificação e causa raiz); Plano de Ação; Padronização e Treinamentos; Tratamento de Anomalias; entre outros conteúdos.
Ao final do projeto, a São Martinho, por meio do Comitê Diretor de Melhoria Contínua, fará uma análise do resultado e dos aprendizados do projeto piloto, e planejará seu desdobramento para todos os demais processos da Companhia, explica Eduardo Bonzaki, Gerente de Melhoria Contínua. “Esse projeto é importante, pois nos dará conhecimento e ferramentas para a padronização do gerenciamento das rotinas e resultados, auxiliando na evolução das melhorias e na sustentação dos resultados desejados nos processos”, conclui Bonzaki.