Gestão de Consequências reforça o Nosso Jeito Seguro de Ser

A São Martinho desenvolveu a Gestão de Consequências, para estabelecer critérios e procedimentos que garantam o Nosso Jeito Seguro de Ser. O conjunto de normas, cuja implantação oficial acontecerá em janeiro de 2025, é voltado para todos os nossos colaboradores, que devem seguir as orientações dispostas no procedimento.

Em caso de irregularidades disciplinares, desempenho abaixo do esperado ou violação das normas de segurança, os colaboradores sofrerão sanções administrativas, uma forma de assegurar que as consequências de todos os atos sejam tratadas de forma justa. O procedimento é dividido em quatro grupos – leve, moderado, grave e regras de ouro – e cada um desses grupos de desvios são seguidos de penalidades proporcionais, que vão desde advertência verbal e escrita, suspensão de um dia e até dispensa por justa causa.

Já com relação às situações de desvios, há destaque para os seguintes atos: transitar de forma imprudente nas áreas da empresa; deixar de usar os EPIs básicos para realização de trabalhos habituais; não relatar quase acidentes ou acidentes e ocorrências ambientais de relevância; fumar em local inadequado; descumprir procedimento na execução da atividade; deixar cilindros de gases em locais inadequados; deixar de exercer o direito de recusa e executar a atividade conhecendo o risco e assumindo o risco do acidente; posicionar-se embaixo de cargas suspensas.

E também realizar atividades em cenários de risco grave e iminente sem ATE e as medidas preventivas necessárias; entrar em espaços confinados sem as devidas autorizações de trabalho e treinamentos obrigatórios; apresentar-se para o trabalho sob efeito de álcool ou drogas ou portando arma, nas dependências da empresa; realizar atividades de manutenção (exceto testes), sem efetuar os bloqueios das fontes de energia, etc.

A Gestão de Consequências é de suma importância para a São Martinho, pois cria diretrizes claras sobre os comportamentos esperados e as sanções para cada tipo de desvio. Com isso, vamos alcançar uma cultura de segurança cada vez mais forte e presente em nossos ambientes de trabalho, sempre priorizando a segurança e a saúde dos nossos colaboradores.

*Conteúdo interno São Martinho. Proibida a divulgação em redes sociais.

Deixe o seu comentário

*