Usina São Martinho certifica equipes que concluíram projetos Kaizen

O Programa Melhoria Contínua com a metodologia Kaizen vem promovendo transformações importantes na São Martinho, além de maior eficiência e qualidade nos processos, redução de custos para a Companhia, mudança na cultura da empresa e na atitude dos colaboradores.

Para celebrar essa evolução e as conquistas do programa, a Usina São Martinho promoveu, nos dias 12 e 25 de março, os primeiros eventos de certificação de conclusão de projetos Kaizen. Agrícola e Indústria entregaram certificados para os colaboradores de oito equipes que finalizaram a implantação de quatro projetos Agrícolas e quatro projetos Industriais durante a safra 18/19.

Os eventos contaram com a presença do Gerente Industrial, Elke Meirelles, do Gerente Agrícola, Luís Gustavo Teixeira, do Diretor Agroindustrial, Ricardo Gonçalves, e com a participação dos STMCs – Suporte Técnico de Melhoria Contínua, para explicar o funcionamento de um projeto Kaizen do início até a conclusão e para apresentações de projetos concluídos e em desenvolvimento.

Certificação valoriza colaboradores e melhorias

 Elke Meirelles e Luís Gustavo Teixeira destacaram, na abertura do evento, que a certificação simboliza todo o empenho dispensado pelos colaboradores em cada projeto e valoriza o poder transformador do Kaizen. “Podemos medir os ganhos nas melhorias dos processos e na economia que traz para a Companhia, mas gostaria de destacar também a importância dos projetos para o desenvolvimento profissional dos colaboradores”, afirma Teixeira.

Para Elke Meirelles, a participação do colaborador no Kaizen promove, por meio da conscientização e da prática, a “interação entre as pessoas, com operadores e líderes integrados e trocando papéis durante o processo de implantação dos projetos, todos juntos em busca de um único objetivo, que é a melhoria contínua”, conclui.

O programa conta com nove projetos na área Industrial, sendo quatro concluídos e certificados e cinco em sustentação. Na área Agrícola, são 17 projetos, sendo quatro concluídos e certificados e 13 em sustentação, que serão concluídos em breve e continuados durante a safra 19/20.

Até o momento, a Agroindústria já economizou cerca de R$ 2,6 milhões com as soluções adotadas a partir das melhorias propostas pelos projetos. Ao todo, 250 colaboradores foram treinados na metodologia Kaizen e tiveram a oportunidade de participar da elaboração e execução de um projeto.

Projetos certificados

Durante os eventos, os projetos Kaizen certificados na Indústria foram: “Aumentar o Índice de Extração % Pol da Moenda A”, apresentado por Jefferson Gaspar; “Aumentar a eficiência no carregamento e expedição de açúcar”, por João Mendes; “Reduzir a Perda de Açúcar na Torta”, por Cléber de Oliveira; e “Aumentar a Produção de Levedura Seca”, por Bruno Silva.

Na Agrícola, os projetos certificados foram: “Otimizar o tempo de reparo na oficina de caminhões”, apresentado por Eduardo Benedetti; “Melhorar a Eficiência da Produção de Mudas na Biofábrica de MPB”, por Idnei Dela Marta; “Aumentar o Tempo de horas de elevador das Colhedoras das Frentes de Colheita”, por Diego Furlan; e “Reduzir o Desperdício por Pisoteio e Perdas na Colheita”, por Gilberto Nogueira.

Parabéns a todos os colaboradores por suas valiosas contribuições para o sucesso do Programa Melhoria Contínua!

Deixe o seu comentário

*