Kaizen a todo vapor nas unidades

O Projeto Melhoria Contínua vem promovendo importantes transformações na São Martinho. Além de a metodologia do Kaizen impactar os processos e a atitude dos colaboradores, fornece para a gestão das áreas ferramentas diferenciadas e precisas para medir o desempenho, a qualidade e a eficiência dos processos.

No final de março, a Usina Santa Cruz concluiu e apresentou os resultados da implantação dos projetos do 3º Ciclo Kaizen. Com o “Aumentar a Eficiência no Carregamento e Expedição de Açúcar”, a área de logística da unidade estabeleceu um indicador de eficiência para o processo, que proporcionará um atendimento ao cliente final com mais qualidade e satisfação. Além disso, houve a apresentação do projeto “Reduzir o Custo com Filtros na Manutenção Agrícola”, primeiro Yokoten realizado pela companhia. O conceito de Yokoten é baseado na reprodução de um Kaizen de sucesso, já realizado e sustentado em uma unidade ou processo, que pode ser replicado em outras unidades, visando padronizar o processo.

Na Usina São Martinho, dois projetos do 4º Ciclo Kaizen foram apresentados já no início de abril. Eles visam aumentar a qualidade da colheita e da matéria-prima entregue à indústria. Implantado pela área de Tratos Culturais, o projeto Kaizen “Melhorar o Nivelamento do Solo na Operação do Quebra Lombo” estabeleceu um índice de 100% para eliminar o desnivelamento do solo, a chamada quebra de lombo. A melhoria eliminará perdas no processo e o arranque de soqueiras.

Na área de Colheita, a Usina São Martinho promoveu o projeto “Aumentar o tempo de agregação de valor da colhedora”, que busca maior produtividade para as máquinas e aumentar o tempo de operação na colheita.

Já o 1º Ciclo Kaizen da Iracema foi encerrado e apresentado no final de março. Com o título “Reduzir Tempo de Atendimento da Borracharia no Campo”, buscou eliminar atividades que não agregavam valor ao processo, organização dos estoques de pneus e melhorias na comunicação desde a ocorrência até a finalização do serviço, com a meta de reduzir pela metade o tempo de atendimento.

E a Usina Boa Vista concluiu, também no começo de abril, o projeto do 2º Ciclo Kaizen, “Aumentar a Exportação de Energia Elétrica”. Neste projeto, o time trabalhou os aspectos de redução do consumo de energia, melhorias profundas na gestão a vista do processo, e estabilidade de parâmetros para aumentar a receita com venda de energia elétrica.

Projeto Melhoria Contínua: aprimorando boas práticas e gerando resultados!

Deixe o seu comentário

*