Kaizen promove melhorias na Boa Vista e Iracema

s usinas Boa Vista e Iracema acabam de concluir diferentes etapas do Projeto Melhoria Contínua. O que as unidade têm em comum? Processos e pessoas transformados pela metodologia do Kaizen, que promove integração entre as áreas, amplia e aprofunda a visão sobre as rotinas de trabalho, e traz ganhos de produtividade para as unidades.

A Usina Iracema finalizou o Kaizen de Amplitude com o levantamento de 1.810 problemas e oportunidades de melhorias nos processos industriais e agrícolas. Desse total, foram definidos 30 projetos Kaizen a serem executados, 15 na Agrícola e 15 na Indústria.. O primeiro projeto no radar tem o objetivo de “Reduzir o tempo de atendimento do borracheiro no campo”.

Jader Sahade da Silva, gestor de Qualidade Agrícola da Iracema, destaca a importância da metodologia do Kaizen de Amplitude, que proporciona ajuda mútua entre as áreas para olhar minuciosamente todas as etapas dos processos. “Foi fundamental estarmos fora de nossa rotina habitual para poder passar pelos processos e enxergar as operações, os problemas e as possibilidades de melhoria”, afirma Jader.  Ele ainda avalia que a maturidade das equipes e o engajamento e receptividade são fundamentais para o sucesso do projeto.

Com a mente e o coração abertos para aprender, Adriana Maria Silva, da Qualidade Industrial da Iracema, participou do Kaizen de Amplitude. “Foram quatro semanas de dedicação, trabalho em equipe, disciplina, conhecimento e foco. Uma grande oportunidade de aprendizado, tanto sobre as metodologias utilizadas quanto sobre os processos agroindustriais”, conta Adriana.

Boa Vista encerra primeiro Ciclo do Kaizen

Já a Usina Boa Vista conclui o primeiro Ciclo do Kaizen com a implantação do projeto “Aumentar a produtividade dos caminhões Mercedes Benz AXOR 3344”, desenvolvido no processo de Tratos Culturais.  Diversas melhorias foram promovidas, como a reestruturação da escala de trabalho dos colaboradores e caminhões, e também a reformulação do plano de manutenção.

Os caminhões, que fazem o transporte de vinhaça para aplicação no campo, passaram a trabalhar em três turnos. Anteriormente, atuavam apenas em dois turnos. A escala de 6 por 1 foi alterada para 5 por 1. Com isso, as horas de caminhão parado foram reduzidas. A mudança trouxe ainda outro ganho: eram utilizados cinco caminhões no trabalho de transporte de vinhaça. Com a melhoria do Kaizen, apenas três caminhões deram conta do recado, permitindo deslocar dois veículos para o processo de colheita.

O motorista Chaeno Guimarães Rodrigues viu no Kaizen uma excelente oportunidade de aprendizado para os colaboradores. “Foi uma experiência ímpar participar, receber todo esse conhecimento, e ainda ver o companheirismo entre os colegas. Saber que podemos contar com todos para falar sobre a solução dos problemas”, afirma Chaeno.

No processo de manutenção as melhorias também já saltam aos olhos. Um grande impacto é a redução da frequência do caminhão na oficina, devido à criação de um plano de manutenção ativo, com programação única de manutenção. Isso trouxe, entre outros benefícios, a alteração do trajeto percorrido pelo caminhão para realizar a manutenção preventiva. Antes passava por oito pontos para concluir o processo e agora por apenas três pontos.

O mecânico Célio Rosa Gomes, que trabalha com a manutenção preventiva e corretiva dos caminhões Mercedes, agradece as melhorias trazidas pelo Kaizen. “Agora o caminhão chega mais rápido para fazermos diagnóstico. Ganhamos em tempo e produtividade”, diz Célio.

O gerente Agrícola da Boa Vista, Angelo Piloto, destaca entre os vários benefícios promovidos pelo Kaizen, algumas características importantes da ferramenta. “Dá voz ativa para operação identificar e propor soluções. E tudo é feito com muito planejamento e disciplina, o que contribui para tomar a atitude e decisão corretas para solucionar um problema”, conclui.

Esse é o Melhoria Contínua efetivamente cumprindo seu propósito!

 

Deixe o seu comentário

*