Manutenção disputada na Usina Iracema

Pelo segundo ano consecutivo, a Usina Iracema adotou uma espécie de gincana entre as equipes da área industrial para promover uma manutenção sustentável, segura e eficiente durante a entressafra. Ao todo, cerca de 400 colaboradores de áreas de Extração, Produção de Açúcar, Destilaria e Produção de RNA, entre outras, foram divididos e misturados em oito equipes com cerca de 50 integrantes cada.

Os times são semanalmente avaliados de acordo com cinco indicadores: assiduidade, participação nos diálogos de segurança, adesão à ginástica laboral, housekeeping (termo relativo às iniciativas para melhorar a aparência de 16 pontos estabelecidos na usina) e autodesenvolvimento (a própria equipe se organiza e promove treinamentos técnicos relâmpagos semanais para seus integrantes). Tudo com o objetivo de somar pontos para alcançar o primeiro lugar ao término da entressafra.

Os vencedores ganharão uma viagem para a cidade paulista de Barra Bonita, onde terão a oportunidade de fazer um passeio de barco. Isso acontecerá porque o principal tema do treinamento comportamental de manutenção está relacionado com a navegação.

“Criamos indicadores e também uma atmosfera que incentiva cada participante a se envolver com responsabilidade e comprometimento nas atividades de manutenção”, explica Cesar Miranda, coordenador industrial da unidade.

Painel atualiza a disputa

Um painel (foto) foi instalado na entrada da Usina Iracema para que todos os colaboradores sejam atualizados da disputa da gincana. Caravelas personalizadas mostram, semanalmente, a posição de cada equipe, de acordo com os pontos somados nas avaliações baseadas nos indicadores.

Deixe o seu comentário

*