Meio Ambiente

Ação e conscientização para o Dia Mundial da Água

O Grupo São Martinho promoveu ações educativas, de plantio e de doações de mudas de árvores nativas para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. Já é tradição na companhia as atividades que buscam conscientizar a comunidade e os colaboradores sobre a importância da preservação da vegetação ciliar, que fica nas margens dos rios, para o equilíbrio do meio ambiente.

“As árvores estabilizam as margens, impedindo a erosão e o assoreamento dos cursos hídricos, entre tantas outras funções importantes, como a preservação da fauna e flora”, destaca Marcelo Mizutani, analista de Meio Ambiente.  Entre as ações desenvolvidas, foram trabalhadas discussões e entrega de material informativo para os colaboradores em todas as unidades, durante o Diálogo Diário de Segurança – DDS.

Ações nas unidades

A Usina Iracema promoveu no dia 30 de março uma ação de plantio de 2.000 mudas de árvores com mais de 310 alunos de todas as escolas da rede municipal de Iracemápolis. A unidade também apresentou informações sobre a importância da preservação das áreas verdes, principalmente das APPs – Áreas de Preservação Permanente, para a conservação dos recursos hídricos.

Já a Usina São Martinho recebeu a visita do Colégio Educar de Sertãozinho, no dia 17 de março. Mais de 39 pessoas, entre alunos e representantes da escola, participaram de um plantio simbólico de uma muda na Área de Preservação Permanente da Sessão Carabolante, em Pradópolis.  No dia 24 de março, também estiveram presentes 44 professores da escola “Maria Terezinha” de Pradópolis. A unidade também doou para o Centro Universitário Barão de Mauá cerca de 50 mudas de árvores nativas, que foram plantadas durante um evento no Parque Municipal Dr. Luís Carlos Raya, em Ribeirão Preto, no dia 26 de março.

A Usina Santa Cruz promoveu, no dia 23 de março, uma programação de atividades no Centro de Educação Ambiental da unidade para alunos da escola Uggi Educação Ambiental, de Cotia – SP. Os visitantes conferiram a palestra “Consumo consciente da água”, que mostra como adotar práticas mais conscientes para consumo de água no dia a dia. Os alunos ainda participaram de plantio de árvores no pomar do Centro Ambiental e do passeio na Trilha interpretativa, onde puderam entender a importância da Área de Preservação Permanente e ter contato direto com a natureza.

A Usina Boa Vista também levou informações e conscientização para a comunidade. Promoveu, no dia 21 de março, uma palestra na Escola Municipal Rural Pólo Lino Gedeão, em Quirinópolis – SP. Com o tema “A Interação entre as Árvores e a Água”, os alunos receberam informações valiosas e mudas de árvores, utilizadas para reflorestar uma área de nascente.

Deixe o seu comentário

*