Meio Ambiente

São Martinho participa do Etanol Verde desde sua criação há 15 anos.

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo promoveu no dia 29 de junho a solenidade de comemoração dos 15 anos de implantação do Protocolo Agroambiental Etanol Mais Verde. Signatária do programa desde sua criação, a São Martinho participou da cerimônia que homenageou as associações, entidades e empresas do setor apoiadoras da iniciativa, que tem como objetivo estimular as melhores práticas agroambientais e a sustentabilidade da cadeia produtiva da cana-de-açúcar.

Participaram do evento, representando a nossa Companhia, Marcelo Mizutani, analista Corporativo de Meio Ambiente, e André Tebaldi, assessor Corporativo de Meio Ambiente. O secretário da Agricultura e Abastecimento, Francisco Matturro, ressaltou a importância da parceria para a conquista dos resultados positivos trazidos pelo protocolo. “Tudo que fazemos em parceria é um negócio que dá certo, porque sozinho não se vai a lugar nenhum. Nosso setor investe com competência e inteligência para buscar resultados”, afirmou Matturo.

Assinado em junho de 2007, o Protocolo Agroambiental teve como idealizadores a UNICA (União da Indústria de Cana-de-açúcar), representando a indústria paulista produtora de açúcar, etanol e bioeletricidade, e o Governo do Estado de São Paulo.

De acordo com dados divulgados pelo Centro de Agroecologia e Serviços Ambientais da CATI, com o Protocolo e a eliminação da queimada de cana, deixou-se de emitir 72,4 milhões de toneladas de poluentes atmosféricos (monóxido de carbono, material particulado e hidrocarbonetos) e 12,04 milhões de toneladas de gases de efeito estufa (GEE). Isso é o equivalente à emissão de 210 mil ônibus circulando por 1 ano. A área restaurada cumulativa estimada desde o início do protocolo é de 30 mil hectares, com mais de 50 milhões de mudas de árvores nativas plantadas.

Na cerimônia ainda foi destacado o trabalho de prevenção e combate a incêndios promovido pelas usinas e associações signatárias, que, como a nossa São Martinho, fazem parte de Organismos de Cooperação Mútua (OCM), como também dos Planos de Auxílio Mútuo (PAM) e Rede Integrada de Emergência (RINEM).

Parabenizamos todos os envolvidos pelo excelente trabalho sustentável realizado, reconhecido pelo setor e pelos órgãos responsáveis!

*Conteúdo interno São Martinho. Proibida a divulgação em redes sociais.

Deixe o seu comentário

*