Melhoria Contínua

A empresa concluiu com sucesso e adesão o Ciclo 1 do Kaizen. Durante esse primeiro ciclo de implantação da metodologia, que visa melhoria contínua dos processos, foi promovido o Kaizen de Amplitude na Usina São Martinho. A ferramenta mapeou todos os processos em busca de pontos de melhoria.  Como resultado desse levantamento, que identificou diversas oportunidades de melhoria, houve a definição de 29 projetos Kaizen a serem implantados. Na primeira etapa, a Usina São Martinho já colocou em prática dois projetos.

Essa transformação pode ser medida nos depoimentos dos colaboradores que participam das equipes dos projetos. O impacto positivo atinge e motiva jovens e experientes profissionais.

O colaborador Leonardo Cuaglio, operador e mantenedor de Extração, que faz parte do time para Aumentar a Extração % Pol da Moenda A, destaca o amplo conhecimento que a ferramenta Kaizen trouxe para o entendimento do processo. “Trabalho há 22 anos na empresa e tenho bastante conhecimento sobre minha área. Mas a ferramenta Kaizen aprofundou muito mais nosso entendimento sobre cada etapa do processo. É um aprendizado grande, que traz benefícios para a organização do trabalho, e melhoria no relacionamento com as pessoas. Essa é uma prática que deve ser constante, diária, em busca da melhoria”, afirma Leonardo Cuaglio.

O colaborador Ítalo Batista Leme, que é mecânico júnior e faz parte do time para Otimizar o Tempo de Reparo na Oficina de Caminhões, trabalha há dois anos na unidade. Ele entende que a ferramenta Kaizen trouxe várias melhorias para o processo e para seu desempenho pessoal e profissional. “Passei a enxergar muito melhor o desperdício no processo. A ferramenta ajudou a aperfeiçoar a organização, comunicação e logística na nossa área, diminuindo perdas e aumentando a produtividade. Tudo que aprendi eu também levei para meu dia a dia em minha casa e nos estudos. É uma grande transformação. Hoje sou muito mais comunicativo, antes era introspectivo. Promove uma verdadeira melhoria”, afirma Ítalo Batista Leme.

Acompanhe as novidades também no Boletim de Melhoria Contínua.

 

Deixe o seu comentário

*