Melhoria Contínua

Segunda etapa do projeto de Gerenciamento de Rotina é iniciada.

No mês de maio, após nove meses de trabalho, foi concluída a primeira etapa do projeto de Gerenciamento de Rotina, que trouxe resultados importantes nos processos de Plantio e Tratos Culturais de nossas unidades, como: o aumento da maturidade do conhecimento gerencial; o aprimoramento da gestão por indicadores; o conhecimento das metas pela operação; melhoria da visão sistêmica para tratamento de anomalias; implementação das reuniões de níveis (do operador ao diretor), além de permitir a estabilidade dos resultados desejados para os subprocessos trabalhados.

Após a conclusão dessa primeira fase, foi iniciada a segunda etapa do projeto, voltado para a Indústria, em todas as nossas usinas, a fim de melhorar o gerenciamento de nossas rotinas. O objetivo principal para os processos industriais é o mesmo dos processos de plantio e tratos: aperfeiçoar os elementos e práticas de gestão para estabilização dos resultados. O escopo dos processos industriais inclui ainda o entendimento da cadeia de valor e análise crítica de indicadores industriais, a implementação e refinamento da sistemática de tratamento de anomalias, a adequação da sistemática de controle e captura de resultados, e a adequação e estruturação das demais sistemáticas de estabilização.

Vale destacar que, tanto na primeira etapa quanto na segunda, contamos com o apoio da consultoria Falconi, mas com algumas diferenças de abordagem nessa nova etapa. “O que aprendemos com os processos agrícolas agora vamos levar e aprofundar para a indústria. Ao invés de padronizar primeiro os processos e depois tratar as anomalias, como fizemos na primeira etapa, agora vamos atacar primeiro a anomalia e depois padronizar”, explica Eduardo Bonzaki, Gerente de Melhoria Contínua da Companhia.

Outra diferença é que nessa segunda etapa os consultores estarão mais presentes nas Usinas São Martinho e Santa Cruz, com o desdobramento previsto para começar até o final de julho em nossas outras duas unidades, Usina Iracema e Usina Boa Vista. “Para alcançar o objetivo proposto, organizamos o trabalho num período de sete meses, com término previsto para o mês de dezembro”, finaliza Bonzaki.

*Conteúdo interno São Martinho. Proibida a divulgação em redes sociais.

Deixe o seu comentário

*