MPB e Meiosi

Excelência no plantio e no cultivo

A inovação sempre esteve presente no DNA da São Martinho. Quando o assunto é plantio e cultivo de cana-de-açúcar, o pioneirismo da Companhia é marcado pelos investimentos em novas tecnologias para incrementar a eficiência e saúde dos canaviais. O projeto MPB-Meioisi é um grande exemplo do Jeito de Ser inovador da Companhia.

A empresa foi a primeira do setor a utilizar esse método em larga escala. O plantio que utiliza Mudas Pré-Brotadas (MPB), cultivadas na biofábrica da Usina São Martinho e plantadas pelo sistema de Meiosi, já atinge cerca de 80% das áreas de renovação dos canaviais da Companhia.

Esse pioneirismo teve início com a criação da biofábrica de MPB, em 2014. As mudas tratadas e desenvolvidas pela São Martinho são de alta qualidade, oriundas de viveiros e matrizes isentos de pragas e doenças. Com a conjugação do uso das mudas de MPB com o método de plantio de Meiosi, transplantando as mudas para a “rua mãe”, que depois são desdobradas e plantadas nas ruas do vão em um sistema de proporção de 1:10 a 1:14, o Grupo tem atingido excelentes resultados.

De acordo com René de Assis Sordi, assessor de Tecnologia Agronômica da São Martinho, a Companhia ganha com mudas de mais qualidade, na adoção mais rápida de novas e melhores variedades, na redução de custo do plantio, ao evitar o transporte de mudas, e ainda pode destinar mais cana para a moagem, que antes seria destinada ao plantio. “É um projeto de inovação muito importante para a Companhia, com ganhos técnicos e financeiros de destaque, e que está em constante evolução. Nosso rendimento de desdobra está cada vez melhor”, explica Sordi.

Deixe o seu comentário

*