MPB traz maior produtividade e redução de custos no plantio

A forma de plantio tradicional de cana-de-açúcar utilizada habitualmente no setor vem sendo transformada. Um novo processo que reduz o custo desta operação e ainda melhora a qualidade dos canaviais tornou-se um dos principais projetos de inovação da São Martinho: o plantio pelo sistema de Mudas Pré-Brotadas (MPB).

Desenvolvido em parceria com o IAC (Instituto Agronômico de Campinas), esse sistema de plantio baseia-se em uma tecnologia de multiplicação. E o melhor, contribui para uma rápida produção de mudas com alto padrão de fitossanidade, vigor e uniformidade de plantio e rastreabilidade da sua origem genética.

As Mudas Pré-Brotadas (MPB) garantem o aproveitamento máximo da área proporcionando um ótimo stand de plantio. Para ser ter ideia do tamanho da transformação no processo, através do plantio de MPB, com 01 ha (hectare) de cana colhido é possível plantar aproximadamente 40 hectares, enquanto que no plantio convencional, a cada 1 ha colhido planta-se de 4 a 5 hectares. Dessa maneira, o plantio com MPB garante uma menor quantidade de cana colhida para plantio e um aproveitamento maior para moagem na indústria.

O projeto teve início em 2014 na Usina São Martinho e conta atualmente com uma estrutura instalada capaz de produzir 38 milhões de mudas/ano, suprindo a demanda das quatro unidades da companhia.

A São Martinho vem desenvolvendo tecnologias inovadoras em todas as etapas dos seus processos produtivos em busca de manter a qualidade e a produtividade do seu negócio.

Comentários (1)

 

  1. marcos maciel lima fantini disse:

    excelente nova plantação de inovação com alta precisão, um rendimento maio e beneficio para a usina e produtor rural….

Deixe o seu comentário

*