Novembro Azul na São Martinho conscientiza sobre saúde do homem

A campanha Novembro Azul, criada na Austrália em 2003, é hoje realizada em todo o mundo. A iniciativa faz um alerta e um convite para que o homem cuide de sua saúde. O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre a importância do público masculino prestar mais atenção às suas condições de saúde e de se prevenir contra o câncer de próstata, o mais frequente entre os homens depois do câncer de pele.

Na São Martinho, o dia 27 de novembro foi o escolhido para promover ações voltadas aos colaboradores de todas as unidades. No total, cerca de 1600 colaboradores participaram das atividades, como palestras com profissionais de saúde, ginástica laboral e um café especial, dedicados à conscientização sobre os cuidados com a saúde masculina.

Todos os participantes das atividades e demais homens da Companhia foram convidados a vestirem uma camisa ou camiseta azul nesse dia, assim como o público feminino de todas as unidades, que apoiou a campanha.

As ações do Novembro Azul são muito importantes por incentivarem os homens a buscar atenção e cuidados primários de saúde, informa o Ministério da Saúde. O órgão alerta que, embora o câncer de próstata seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre o tema. De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), as estimativas apontam mais de 68 mil novos casos em 2018.

A doença, que era conhecida por acometer somente idosos, hoje atinge homens cada vez mais jovens. Recomenda-se fazer exames a partir dos 45 anos de idade e, para quem tem histórico da doença na família, o exame deve ser realizado já aos 40 anos. Como em todos os tipos de câncer, quando detectado no início, as chances de cura são muito grandes. A doença só é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada quando encontrada alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, exames que são prescritos por um médico especialista. Por isso, a melhor atitude é se cuidar!

Deixe o seu comentário

*