Novidade na análise da matéria-prima

Desde o início desta safra, cerca de 30% de todos os caminhões carregados com cana que chegam à Usina São Martinho estão passando pela nova sonda oblíqua para realizar o processo de amostragem. O equipamento, como diz o nome, entra no sentido oblíquo por cima da carga e retira amostras da cana, que são analisadas pelo laboratório de Cana, ligado à Qualidade Industrial, num total de cerca de 300 amostras por dia.

A mudança de sonda horizontal para oblíqua foi importante porque atualiza a tecnologia utilizada pela empresa e foi necessária para se adequar à realidade atual do transporte. Hoje, todo o volume de cana inteira recebido pela unidade é carregado somente pelos caminhões próprios da São Martinho, que são adaptados para este tipo de sonda.
A partir do material coletado, é possível avaliar as características da matéria-prima, incluindo a quantificação do volume de açúcares recuperáveis. Com estes dados é possível se efetuar o planejamento de forma estratégica dos processos industriais e agrícolas. Além de compor o preço pago à cana comprada dos fornecedores. Este equipamento é homologado pelo Consecana, conselho que regulamenta as normas para avaliação da qualidade da cana-de-açúcar.

Deixe o seu comentário

*