Palestra sobre febre maculosa

A Usina Iracema, por meio da CIPA, promoveu no mês de maio uma palestra sobre a febre maculosa, que teve o objetivo de alertar e conscientizar os colaboradores das áreas da indústria, administração e terceiros sobre os riscos da doença. Ministrada por Eliane Fedati Raetano, da Secretaria Municipal de Saúde de Iracemápolis, o evento reuniu um total de 186 colaboradores.

A palestrante apresentou informações sobre a doença, o vetor transmissor (o carrapato estrela), os principais sintomas e formas de prevenção, além de esclarecer as dúvidas dos participantes. A febre maculosa é uma doença febril, causada por uma bactéria através do carrapato estrela, também conhecido como carrapato de cavalo.

A ideia de conscientizar os colaboradores sobre a febre maculosa surgiu após a confirmação de dois casos da doença entre os funcionários da empresa. Por ser difícil de diagnosticar, a febre maculosa pode ser confundida com outras doenças, como sarampo, meningite meningocócica, apendicite, rubéola, hepatite e dengue hemorrágica, o que atrasa o tratamento.

Depois que a pessoa é picada, os primeiros sintomas, que são geralmente febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, diarreia e máculas (manchas avermelhadas pelo corpo), levam em média de sete a dez dias para se manifestar. Caso se interesse pelo assunto ou tenha dúvidas procure o SESMT da sua unidade.

Deixe o seu comentário

*