Planta de etanol de milho inicia operação na Usina Boa Vista

Já está em operação a nossa nova planta produtora de etanol a partir do processamento de milho, instalada na unidade. A nova planta tem capacidade para produção anual aproximada de até 210 mil m³ de etanol (anidro); 150 mil toneladas de DDGS (Distiller’s Dried Grains with Solubles) – coproduto utilizado para ração animal; e 10 mil toneladas de DCO (Distiller Corn Oil) – óleo de milho.

Com o investimento de R$ 740 milhões no projeto, a Boa Vista passa a ser uma das maiores produtoras individuais de etanol do mundo, saltando dos atuais 430 mil m³ de etanol de cana para 640 mil m³ de etanol de cana e milho por ano, além de contar com um dos balanços energéticos mais eficientes do planeta.

“A nova planta nasce com o diferencial de contar com uma alta eficiência energética, por não necessitar de complemento de biomassa para geração de vapor e energia elétrica, uma vez que a planta de milho é integrada à planta de etanol existente, fazendo o uso do mesmo bagaço originário da cana como combustível. Essa integração vai contribuir para termos o etanol com uma das menores intensidades de carbono do mundo”, destaca Fabio Venturelli, Presidente da São Martinho.

O investimento para a implantação da nova planta contemplou ajustes na caldeira atual da unidade, minimizando o consumo de energia disponível; instalações industriais completas para a produção de etanol de milho; a construção de armazéns para estocagem do grão e coprodutos originários do milho, o DDGS (ração animal) e DCO (óleo de milho).

Os principais insumos utilizados para operação da nova planta são o milho (500 mil toneladas), totalmente adquirido de fornecedores da região Centro-Oeste, além de vapor e energia (70.000 MWh), gerados por meio das caldeiras já existentes.

A nova operação ainda conta com outros diferenciais ambientais para a nossa Companhia e para o mercado. “A planta opera com um baixo consumo de água e sem a geração de efluentes líquidos, já que todo o conteúdo do milho é convertido em produtos”, explica Ivan Dalri, Diretor Agroindustrial da Usina Boa Vista.

SMartDDG e SmartLio

A nova planta de milho opera praticamente durante o ano todo, facilitando a logística e a comercialização dos produtos de alto valor agregado originários da matéria-prima, como o DDGS e o DCO, diversificando o negócio da nossa Companhia, com produtos que já ganharam marca própria da São Martinho: o SMartDDG e SMartLio. 

O SMartDDG, destinação feed (ração) para o DDGS (Distiller’s Dried Grains with Solubles) é versátil e eficiente, podendo ser utilizado na dieta de ruminantes, suínos, equinos, aves, peixes e pets. Já o SMartLio, DCO (Distiller Corn Oil), além de ser usado na nutrição animal como fonte de energia, também é demandado pelas indústrias de biodiesel. Mais detalhes sobre os produtos estão no nosso site www.saomartinho.com.br.

*Conteúdo interno São Martinho. Proibida a divulgação em redes sociais.

Deixe o seu comentário

*