Pós-Encontro de Líderes fortalece crenças e a prática do feedback

Poder ter um tempo na rotina de trabalho para refletir sobre as atitudes e práticas tomadas no dia a dia e aproveitar esse momento para ganhar novos aprendizados! Essa é a sensação descrita pelos líderes da experiência e do conhecimento vivenciados durante o Pós-Encontro de Líderes, realizado entre os meses de agosto e setembro.

O treinamento teve como objetivo resgatar conteúdos abordados no Encontro de Líderes, que é realizado pela Companhia anualmente, e propôs aos participantes a discussão e reflexão sobre os aprendizados acumulados e como eles são aplicados. Esse treinamento também fortalece a liderança para atuar na gestão de suas equipes.

No total, 20 turmas passaram pelo treinamento, que contou com participação do consultor da SBPNL Marcelo Pirani. A iniciativa resgatou temas como os Desafios Agroindustriais, trabalhando o fortalecimento das crenças, a importância da comunicação na construção de uma equipe coesa e feedback como uma poderosa ferramenta de desenvolvimento de pessoas. Também foram apresentadas informações sobre o andamento do Programa Melhoria Contínua e sobre Segurança Comportamental.

Para Paulo Henrique Silva, líder de Tratos e Irrigação na Usina Iracema, o pós-encontro permite que o profissional enxergue de forma mais consciente como, no dia a dia de trabalho, suas equipes atuam seguindo as crenças da São Martinho: Cuidar das Pessoas – Cuidar das Atitudes – Cuidar do Negócio.

“Quando a gente para pra pensar, percebe que estamos alinhados às crenças da Companhia. Exemplos mostram isso. Fizemos uma mudança na logística, levando frentes de trabalho em áreas mais distantes, sem gastar mais diesel, e também mudamos o alinhamento de adutoras de fertirrigação. Isso é cuidar dos negócios, trazendo economia, e também das pessoas, proporcionando mais segurança, evitando vazamentos, protegendo o meio ambiente”, avalia Silva.

O pós-encontro permitiu a Paulo Henrique refletir sobre aprendizados que são praticados na rotina do trabalho e trouxe para a líder de Colheita da Usina São Martinho, Alair Mírian Rodrigues Pereira, uma nova percepção sobre o poder da ferramenta do feedback.

“No geral, o pós-encontro foi muito bom, com muito aprendizado, mas destaco a questão do feedback e como passamos a ver de uma forma diferente essa ferramenta de comunicação. Um jeito mais efetivo e direto de firmar o compromisso entre a liderança e o colaborador para resolver as questões diárias”, afirma ela. E ainda destaca a importância do Programa Melhoria Contínua. “Tivemos a chance de nos colocar no lugar dos outros, aprendendo como funcionam outras áreas. Isso traz benefícios para o trabalho em equipe”, conclui.

Deixe o seu comentário

*