Projeto Melhoria Contínua fortalece a excelência operacional da companhia

Melhorar o que está bom mantém a empresa no caminho da evolução e crescimento. A partir desse objetivo, a São Martinho promove desde agosto de 2017 o Projeto “Melhoria Contínua: Nosso Jeito de Ser”.

O projeto faz uso da filosofia Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta), que tem como principal ferramenta a metodologia Kaizen, para buscar em todas as etapas dos processos da companhia as oportunidades de melhoria e aperfeiçoamento.

A implantação do projeto contou com o suporte de consultores da Embraer, com larga experiência em programas de melhoria contínua, e foi promovida com sucesso e grande adesão dos colaboradores.

Até o momento, o Projeto Melhoria Contínua já realizou o mapeamento e gerenciamento de aproximadamente 3.400 problemas e oportunidades de melhoria em três unidades, Usina São Martinho, Usina Santa Cruz e Usina Boa Vista, com a implantação do Kaizen de Amplitude. Nas Usinas São Martinho e Santa Cruz, foram mapeados cerca de  2.200 problemas e oportunidades e definidos 51 projetos Kaizen. E, na Usina Boa Vista, foram mapeados mais de 1.200 problemas e oportunidades e definidos 24 projetos Kaizen.

Já foram executados seis Projetos Kaizen, que trouxeram resultados positivos para as unidades. Cinco na Usina São Martinho: “Aumentar a Extração % Pol da Moenda A”; “Otimizar o Tempo de Reparo na Oficina de Caminhões”;“Reduzir o custo com filtros na Manutenção Agrícola”; “Eliminar a ocorrência de remanescentes nas áreas de reforma” e “Aumentar a eficiência no carregamento e expedição de açúcar”. E um projeto na Usina Santa Cruz: “Redução no tempo de atendimento do socorro elétrico”.

Para a Usina Iracema, está previsto o início do projeto Melhoria Contínua: Nosso Jeito de Ser para o mês de fevereiro de 2018.

Os próximos Projetos Kaizen nas Usinas Santa Cruz, Boa Vista e São Martinho estão previstos para janeiro, fevereiro e março de 2018, respectivamente. Dois na Usina Santa Cruz: “Melhoria da eficiência no controle de ervas daninhas” e “Aumento do tempo de agregação na Manutenção – Usinagem”. Um na Usina Boa Vista: “Aumentar a disponibilidade dos caminhões Mercedes Benz que atuam nos processos de Plantio e Tratos Culturais”. E dois na Usina São Martinho: “Melhorar o nivelamento de solo na operação de quebra lombo” e “Aumentar o tempo de agregação de valor na colhedora”.

Além das diversas melhorias trazidas para os processos, como aumento de produtividade, a revitalização do programa 5S e a disseminação do conhecimento das ferramentas do Kaizen, a implantação do Melhoria Contínua proporcionou outros benefícios. Promoveu a transformação dos colaboradores para melhor enxergar desperdícios, mobilizou as equipes em direção aos seus objetivos e trouxe maior interação entre as áreas, alavancando o programa de melhoria contínua.

Deixe o seu comentário

*