Projetos promovem melhorias em processos das usinas

O novo Programa 5S promove melhorias que trazem resultados positivos para os nossos processos. Nesta edição do Nossas Notícias, vamos conhecer com mais detalhes alguns projetos que fizeram uso das boas práticas e ferramentas do 5S para a evolução da qualidade, produtividade e segurança em nossas usinas.

Projeto Manutenção Mecânica e Usinagem na Iracema

O setor de Manutenção Mecânica e Usinagem da Usina Iracema, responsável por apoiar a produção industrial realizando manutenções preditivas, preventivas e corretivas, promoveu seu Projeto 5S entre os meses de julho e agosto de 2020.

O processo obteve diversos ganhos com organização e produtividade, a partir da implantação de melhorias como: controle de estoque via kanban; organização dos instrumentos de medição; confecção de carrinhos de ferramentas para usinagem; confecção de monovia para movimentação de peças e criação de espaço mais seguro para trabalho a quente.

As melhorias no processo seguem em evolução. Em breve, será instalada uma prateleira para otimizar o fluxo de materiais e equipamentos de manutenção.

Projeto Borracharia na São Martinho

Responsável por prestar serviços para todas as frotas de caminhões, tratores, carros e outros veículos da Usina São Martinho, a Borracharia promoveu o Projeto 5S entre março e junho de 2020.

Além de contribuir para o aumento da produtividade por meio da redução e eliminação de desperdícios, o projeto também teve como objetivo melhorar a qualidade de vida do colaborador, abordando aspectos como a segurança, a ergonomia e a eliminação de esforços desnecessários durante a realização das atividades.

Um bom exemplo de evolução no processo é a melhoria obtida na operação de montagem de pneus rodoviários. Com a aplicação dos conceitos do 5S, foi possível reduzir a movimentação diária do colaborador dessa operação de 8 km para 2,8 km. A área segue focada em autodisciplina na busca da excelência.

Projeto Extração de Caldo da Boa Vista

Realizado entre agosto e outubro de 2020, o projeto 5S do processo de Extração de Caldo da Usina Boa Vista trouxe melhorias para a otimização do cronograma dos trabalhos de manutenção da moenda, entre outros ganhos e benefícios.

Um bom exemplo é a atividade de regulagem da moenda, chamada de Triangulação de Moenda, que interfere diretamente nos indicadores de safra e performance dos equipamentos. Com o 5S, foi possível reduzir de 18 dias para 12 dias o tempo para a execução dessa manutenção. Isso aconteceu graças à mudança de layout estrutural do piso intermediário do setor, proporcionando significativa melhora da acessibilidade no local.

É importante destacar que, com um cronograma de atividades menos apertado, ganha-se tempo para cuidar da organização e limpeza do local. E também para dar maior atenção aos checklists, que garantem a excelência na execução dos trabalhos; aumentam a confiabilidade do equipamento; contribuem para prevenção de possíveis paradas e para a programação de manutenções e paradas planejadas. Tudo isso promove um melhor aproveitamento de tempo do setor e a entrega de resultados propostos.

O processo continua em evolução, com previsão de novas melhorias para o layout estrutural dos pisos e para a eliminação da fonte de sujidade crônica gerada pelos gamelões da moenda.

Projeto Prédio Agrícola na Santa Cruz

Na Usina Santa Cruz, a motivação para implantação do projeto na Qualidade Agrícola, realizado entre agosto e outubro de 2020, teve como foco aprimorar a cultura 5S entre os colaboradores do Planejamento Agrícola e do Centro de Operações Agrícolas (COA).

Foram promovidas ações para conscientizar e desenvolver o senso de dono dos colaboradores, melhorando a ordenação e limpeza, principalmente nos locais de uso comum, como copa, vestiários e salas de reunião.

Outra oportunidade identificada pelo projeto foi aplicar o 5S Digital no COA, contribuindo para ordenação e armazenamento de documentos e informações, diminuindo o tempo de pesquisa e melhorando o fluxo na comunicação entre o setor e o Planejamento Agrícola. Ações que trouxeram ganhos em organização para o ambiente e para o bem-estar dos colaboradores. O próximo passo do projeto é aplicar o 5S Digital no setor de Planejamento Agrícola.

Parabéns a todos os colaboradores e processos envolvidos na jornada de melhorias promovidas pelo Programa 5S!

*Conteúdo interno São Martinho. Proibida a divulgação em redes sociais.

Deixe o seu comentário

*