Qualidade Agrícola da Usina Boa Vista reconhece projetos 5S de destaque do ano 2021

Qualidade Agrícola da Usina Boa Vista reconhece projetos 5S de destaque do ano 2021

A Qualidade Agrícola da Boa Vista promoveu o reconhecimento de três projetos de 5S em diferentes áreas do processo agrícola e em estágios distintos de evolução, mas com realidades e desafios singulares. Os projetos 5S da Biofábrica de Cotesia, Gotejamento Ferreirinha e Pátio de Implementos foram destacados como exemplos de evolução e manutenção das melhorias e ganhos obtidos com produtividade, segurança, organização, ergonomia, entre outros.

 

Gotejo Ferreirinha

O projeto 5S no Gotejo Ferreirinha, fazenda com mais 400 hectares de cana-de-açúcar irrigados, foi implantado há mais de um ano e vem conquistando resultados importantes. Espaços como estoque, escritório, copa, almoxarifado, casa de bombas e até mesmo as áreas de cultivo receberam o 5S. Pintura nova, reformulação de layout, demarcações de espaços, colocação de placas de identificação, entre outras medidas, trouxeram muitos ganhos para a área.

Um bom exemplo de mudança é na organização do estoque, que antes era guardado em duas lajes, e passou a ocupar apenas uma laje com quantidade mínima e máxima definida, assim, não falta material para a operação e não é armazenado nada em excesso. A escada que dá acesso ao estoque também foi trocada para dar mais segurança e agilidade aos colaboradores. Com as alterações de layout, demarcações de espaço, entre outras medidas, o local também passou a ter uma gestão visual.

 

Biofábrica de Cotésia

A Biofábrica de Cotésia da Usina Boa Vista conta hoje com 21 colaboradores trabalhando em um prédio com várias salas. Todos os espaços passaram pelas melhorias trazidas pelo 5S. São ganhos em organização do estoque, controle visual, logística de deslocamento dentro do processo, entre outras mudanças que impactaram positivamente.

Para se ter uma ideia, antes do 5S as caixas com tubetes (recipientes utilizados para a produção na biofábrica) ficavam acomodadas no chão da sala de estoque. Com a nova organização, as caixas foram dispostas em armários, todos devidamente identificados. Outro bom exemplo é a reorganização das salas, com demarcações no chão e nos armários e bancadas de trabalho. Medida que trouxe ganhos na logística, diminuindo o tempo de deslocamento dentro do processo.

 

Pátio de Implementos

O Pátio de Implementos é o local que armazena todos os equipamentos utilizados pelo plantio que atuam com os diferentes tipos de equipamentos e implementos. O desafio do projeto 5S, implantado recentemente, foi definir o lugar mais seguro para cada peça, equipamento e implemento, otimizando o espaço e o tempo.

Como o local é de uso comum de colaboradores de distintos setores, torna-se fundamental seguir as rotinas de organização e limpeza. Assim, o ambiente fica organizado, seguro e mais produtivo. 

 

Rotina de Melhoria

As representantes da Qualidade Agrícola, que compõem o time de 5S da área de Melhoria Contínua, Adriana Sousa de Matos, Amanda Evelyn Campos Carvalho e Laiane Arantes Viera Vidal, explicam que os ganhos só acontecem por conta da manutenção das rotinas definidas e do cumprimento do plano de ação.“Importante ressaltar que estes projetos em destaque foram implantados em áreas com realidades distintas. E o destaque obtido por cada um é resultado do esforço de todos nos projetos, o que garante as melhorias. Esse é um processo de manutenção e evolução constante”, concluem.

Parabéns aos projetos 5S em destaque e a cada colaborador que contribui para a melhoria contínua!

*Conteúdo interno São Martinho. Proibida a divulgação em redes sociais.

Deixe o seu comentário

*