São Martinho entre as melhores empresas para trabalhadores com deficiência

A São Martinho ficou entre as 15 grandes empresas do Estado de São Paulo selecionadas no III Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência.

A cerimônia de premiação aconteceu na sexta-feira, dia 16 de dezembro, no Museu da Casa Brasileira, na cidade de São Paulo. A iniciativa é da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e tem o objetivo de dar visibilidade às boas práticas relacionadas à inclusão profissional das pessoas com deficiência e estimular as demais organizações a aperfeiçoarem seus programas de respeito à diversidade humana.

O prêmio contemplou três categorias: Grandes Empresas (com 100 ou mais funcionários); Micro, Pequenas e Médias empresas (com até 99 funcionários); e Prêmio Empreendedores com Deficiência. As empresas participantes foram avaliadas, entre outros critérios, pela promoção da política dos direitos da pessoa com deficiência, igualdade de oportunidades, grau de sustentabilidade dos projetos, disponibilidades materiais e psicológicas e potencial de reaplicação e multiplicação das iniciativas.

Com 12 mil colaboradores e um dos principais produtores de açúcar, etanol e energia do país, a São Martinho possui projetos de capacitação e empregabilidade de pessoas com deficiência e valoriza a importância destas ações nas comunidades ao redor das usinas da companhia, com três unidades no interior de São Paulo – São Martinho, Santa Cruz e Iracema – e uma em Goiás que não está incluída no prêmio por estar localizada em outro estado. Muitas destas pessoas nunca haviam tido contato com cursos profissionalizantes e nem com o mercado de trabalho. O programa já qualificou cerca de 140 pessoas com deficiência nas cidades de Pradópolis, Guariba, Barrinha, Américo Brasiliense e Araraquara.

Atualmente, 19 profissionais com deficiência qualificados profissionalmente pelo programa de aprendizagem oferecido pela companhia foram integrados ao dia a dia de trabalho das usinas São Martinho e Santa Cruz. Contratados em diversos cargos, as pessoas com deficiência (PCDs) passam por processos de seleção e integração antes de assumirem seus postos nas áreas agrícola, industrial e administrativa. O projeto ainda proporciona aos participantes a elevação da autoestima, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, possibilidade de ingresso no mercado de trabalho e aumento da renda. Hoje a companhia possui 16 PCDs em aprendizagem na cidade de Barrinha, 14 na cidade de Iracemápolis e 45 em Araraquara.

“O respeito às pessoas sempre foi um dos valores da São Martinho e a empresa sempre estimulou a diversidade em seu quadro de colaboradores. Nossa Política de Responsabilidade Social repudia qualquer forma de discriminação, defende a promoção da equidade e o respeito às diferenças”, afirma Marcia Cubas, Diretora de gestão de pessoas, jurídico trabalhista e sustentabilidade do Grupo São Martinho.

Deixe o seu comentário

*